3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar realiza Operação de combate ao comércio ilegal de pinhão em Gramado
Nesta segunda-feira (11/03), os policiais militares, do 3° Batalhão Ambiental Brigada Militar (BABM), realizaram a Operação de combate ao comércio ilegal de pinhão, em Gramado.
A ação tem por finalidade a prevenção, fiscalização e orientação acerca do comércio de pinhão . Conforme a Lei Estadual n° 15.915, de 22 de dezembro de 2022, autoriza, a partir de 1º de abril, a colheita, o transporte, o comércio e armazenamento do pinhão no Estado
As equipes do 3º BABM fiscalizaram pontos de venda de pinhão, visitaram produtores, orientando sobre o período do defeso do pinhão.
É importante que a população atente para essa restrição, pois a colheita antes do período definido na legislação, pode acarretar na responsabilização criminal, civil e administrativa.
O defeso do pinhão é muito importante para a preservação do Pinheiro-Brasileiro (Araucaria angustifolia) – árvore nativa, símbolo do Rio Grande do Sul.
Ainda, o pinhão serve de alimento para mais de 70 espécies de animais que também ajudam a espalhar as sementes e gerar novas araucárias.