Baleia cachalote-pigmeu é encontrada morta em Tramandaí
Na manhã desta terça-feira (20), uma equipe da Patram de Tramandaí, com o apoio da Operação Golfinho, foi acionada para verificar a situação de uma baleia que estava morta na orla marítima do município.
Após a confirmação do óbito do animal, os policiais ambientais realizaram o acompanhamento e escolta de uma máquina carregadeira da prefeitura até o Centro de Estudos Costeiros e Marinhos (CECLIMAR), onde a carcaça foi levada para análise.
Após exames minuciosos realizados por biólogos e veterinários do CECLIMAR, foi constatado que o animal se tratava de uma baleia cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), uma fêmea jovem de 2,45 metros.
Segundo Maurício Tavares, biólogo do CECLIMAR/UFRGS, a baleia cachalote-pigmeu é muito similar à jubarte-anão, porém, existem algumas diferenças importantes entre as duas espécies.
Uma das principais diferenças é a posição da nadadeira dorsal. Na baleia cachalote-pigmeu, a nadadeira dorsal está localizada no centro do corpo, enquanto na jubarte-anão, ela está mais próxima à cauda. Além disso, a baleia cachalote-pigmeu é geralmente menor que a jubarte-anão.