3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgata Urutau em São José do Ouro
Nesta segunda-feira (19/02), a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), resgatou um Urutau (Nyctibius griseus), no município de São José do Ouro.
Moradores avistaram a ave silvestre caída na via pública e acionaram a equipe do 3º BABM. O Urutau foi resgatado e, após ser avaliado por médico veterinário, foi reinserido, pelos policiais militares, em seu habitat natural.
🌀Curiosidades: o Urutau é uma espécie que possui adaptação única, que permite enxergar mesmo de olhos fechados. Ave noturna e misteriosa, dona de canto melancólico e fúnebre é também conhecido como uruvati, cacuí e mãe-lua. Devido aos hábitos noturnos e a incrível habilidade de se camuflar em troncos de árvores, a espécie ficou conhecida como ave fantasma das florestas brasileiras. Comum em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados, o pássaro está presente em todo território brasileiro, inclusive dentro das cidades em locais mais arborizados.
🏹Folclore
No Peru, o animal é conhecido como “ayaymama”, pois seu canto lembra uma criança exclamando “ai, ai, mama! ”. Reza a lenda que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado seu povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamentava por sua mãe.