Surpreendente e repleto de significados, primeiro Desfile Cênico da Festa da Uva 2024 encanta o público na rua Sinimbu, em Caxias do Sul
A dedicação e o envolvimento de 1.200 figurantes, 51 grupos artísticos, 9 distritos de Caxias do Sul e mais de 100 produtores executivos tomou forma na noite desta quinta-feira, 15 de fevereiro, no coração do maior município da Serra Gaúcha. O primeiro Desfile Cênico da 34ª Festa Nacional da Uva coloriu a rua Sinimbu, deu início à celebração dos 150 anos da imigração italiana na região e destacou, com maestria, que aqueles que cruzaram (e ainda cruzam) fronteiras em busca de dias melhores são dotados de força, garra e persistência.
Com o lema Cucagna: ndove se sogna, se magna e se fà festa!, o Desfile apresenta ao público uma atmosfera intimamente ligada à realização de sonhos. Assim como todos os outros corsos que a comunidade poderá conferir até março, a estreia contou com 25 cenas, divididas em três quadros: Cucagna ndove se sogna representando a fusão do mundo fantástico atrelado à vida real, onde infelizmente martírios como a fome e os conflitos se fazem presentes; Cucagna andove se magna! representando a concretização dos sonhos; e Cucagna ndove se fà festa representando a alegria da realização da vida em sua completude.
Rainha e princesas abrem o Desfile Cênico
Ao contrário de outras edições da Festa, em que o tradicional carro alegórico da Rainha e das princesas encerrava os Desfiles, neste ano o trio chega ao corso logo início da programação, surpreendendo o público. Os responsáveis por anunciarem a chegada da Rainha Lizandra Mello Chinali e das princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho são os Matazins, máscaras carnavalescas presentes na cultura popular do Norte da Itália. Gentis, eles conduzem o Desfile com dança e muito prestígio, e antecedem a presença de três das figuras que melhor representam a Festa Nacional da Uva.
A alegoria que traz a rainha e as princesas à Sinimbu é igualmente um show à parte. Projetado pela arquiteta Roberta Tiburri e desenhado pelo arquiteto Rafael Baumann, com execução da Gnatta Studios, o carro conduz os espectadores a uma terra encantada. Lizandra, Eduarda e Letícia flutuam em meio a grandes flores, bem como borboletas e cogumelos típicos da Serra Gaúcha.
Tem-se, então, a temática da Cucagna, que remete aos sonhos de um lugar que se concretiza no imaginário. O restante é história, viva e repleta de detalhes, cuidadosamente contados por aqueles que, por meses, preparam a programação da Festa da Uva com carinho para a comunidade caxiense e milhares de turistas.
Mais cinco Desfiles Cênicos esperam a população em Caxias do Sul
Os próximos Desfiles Cênicos estão marcados para os dias 17 de fevereiro (sábado), 21 de fevereiro (quarta-feira), 25 de fevereiro (domingo), 28 de fevereiro (quarta-feira) e 2 de março (sábado). Caso um dos corsos precise ser cancelado em virtude do mau tempo, há duas datas extras agendadas: 23 de fevereiro (sexta-feira) e 3 de março (domingo).
Os Desfiles iniciam sempre às 20h e ocorrem na rua Sinimbu, entre as ruas Alfredo Chaves e Dr. Montaury. A partir das 19h, a população poderá conferir o Pré-Desfile, com exposição de ônibus e carros antigos, distribuição de uvas, execução da música-tema deste ano, “Mérica”, de Éder Bergozza na voz de Rafa Gubert e Tita Sachet, e muito mais. A programação é gratuita, mas quem deseja assistir o corso da arquibancada instalada em frente à Catedral pode adquirir ingressos aqui.
A iniciativa é financiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Bradesco, Banrisul, SIM Rede de Postos, Randoncorp, Sicredi, Marcopolo, Supermercados Andreazza, Pettenati, Vantajão e Sulgás, e apoio de Sindigêneros, Sorvelândia, LITZ DECOR e Rivatti Móveis. A produção é da AM9 Produções. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura.