3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgata Papagaio-charão mantido em cativeiro em Canela
Durante fiscalização, os policiais militares, do 3° Batalhão Ambiental Brigada Militar (BABM), resgataram, nesta terça-feira (30/01), um Papagaio-charão (Amazona pretrei), mantido em cativeiro, no município de Canela.
A equipe do 3º BABM recebeu uma denúncia anônima, acerca de um morador que possuía, ilegalmente, uma ave silvestre. No local foi flagrado um Papagaio-charão preso em uma gaiola.
🦜O papagaio-charão (Amazona pretrei) é um dos menores papagaios brasileiros. Sua plumagem geral é verde, destacando-se a máscara vermelha que nos adultos se estende até a região posterior dos olhos. Também apresenta coloração vermelha no encontro das asas e das polainas das patas. O status de conservação do papagaio-charão é considerado como ameaçado de extinção pertencente à categoria vulnerável para o estado do Rio Grande do Sul.A espécie está intimamente associada às florestas com araucárias do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina durante o período de maturação das sementes do pinheiro-brasileiro, principalmente entre março e julho, quando os pinhões constituem o principal item alimentar dos papagaios.
Diante do crime ambiental, o homem foi detido, sendo lavrado um Termo Circunstanciado.
O Papagaio-charão foi encaminhado para avaliação médico-veterinária para possível reinserção ao habitat natural.