Com missa, Paróquia de Nova Bassano se despede dos Padres Carlistas Scalabrinianos após 127 anos de missão
Ao longo de 127 anos, desde a fundação de Nova Bassano, a congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu – Scalabrinianos teve uma presença marcante na vida social e religiosa da comunidade. No domingo, 28 de janeiro, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada a Missa em ação de graças, que também marcou o encerramento da missão scalabriniana na cidade depois de 127 anos.
A Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, concelebrada pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, que é religioso Scalabriniano, pelos padres Armelindo Costa e Zelindo Balen, que atuaram na paróquia nos últimos anos e pelo provincial dos Carlistas Scalabrinianos, Alexandre Biolchi. A celebração contou com a presença de outros sacerdotes que atuam na Diocese de Caxias do Sul.
Desde os padres Pietro Colbachini e Antonio Seganfredo, até os padres Armelindo Costa, Zelindo Balen e Clailson Barp, Nova Bassano deve muito aos Scalabrinianos. Em sua homilia, Dom José Gislon agradeceu pelos 127 anos de vida e missão da congregação junto ao povo bassanense. “Em nome da nossa Diocese de Caxias do Sul, expresso nossa gratidão aos Missionários de São Carlos por todo o bem que fizeram ao povo de Deus nesses longos anos de serviço, presença e evangelização. Creio que as sementes dessa frutuosa ação missionária continuarão gerando frutos no coração da atual e das novas gerações”, recordou.
Ao final da Missa, diversas homenagens foram prestadas pela comunidade de Nova Bassano e pelo poder público, com a entrega e descerramento de placas comemorativas. A partir de agora, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Nova Bassano passa a ser atendida pela Diocese de Caxias do Sul. No próximo domingo, 04 de fevereiro, será celebrada a Missa de posse canônica do novo pároco, padre Marciano Petrykovski, e a apresentação do vigário paroquial, padre Almir Rizzon.