Veranópolis não terá evento de carnaval organizado pelo poder público em 2024
Evento tem se tornado uma polêmica recorrente e atenção se volta para a 6º La Cucagna neste ano
Veranópolis não terá eventos de carnaval em 2024 organizados pelo poder público. A decisão foi anunciada pela secretária de Turismo e Cultura, Diana Aléssio Tomiello e também pela coordenadora de Projetos e Eventos Culturais, Márcia Tedesco, em entrevista a Rádio Studio, nessa terça-feira (23).
A principal razão para a não realização do evento é a falta de recursos. A pasta municipal está focada na organização da 6ª edição da La Cucagna, que será realizada de 30 de maio a 2 de junho e terá aporte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), através de Chamada Pública de Coinvestimento – Eventos Culturais Populares, com valor de R$ 136.536.32.
Outro fator que contribuiu para a decisão foi a possibilidade de mau tempo. O carnaval é realizado em espaço aberto e, com a previsão de chuvas para os próximos meses, a Prefeitura não quer correr o risco de cancelar o evento. Além disso, a Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, que tem grande apelo da comunidade – em 2024 – acontece mais próximo do carnaval.
“O carnaval é sempre muito polêmico. Tem quem gosta, tem quem vai para a praia, tem quem apoia. Ano passado nós estávamos falando sobre mais uma edição num formato que já vinha sendo diferente, mas também com suas polêmicas. Isso é sempre muito polêmico”, disse Marcia Tedesco.
A secretária Diana ainda destacou que a Prefeitura está aberta a propostas de empresas privadas que queiram realizar eventos de carnaval em Veranópolis.
“Se tiver alguma empresa que queira tomar frente aqui em Veranópolis e começar a fazer o carnaval, fica ali o convite. Nos procurem para ver quais são as possibilidades pois o poder público pode vir a ser parceiro do evento, como acontecem em outros municípios da nossa região, onde a iniciativa privada é quem promove o carnaval”, disse.