3º BABM realiza Operações Policiais com Uso de Drones – fiscalização ambiental em Vacaria, Vista Alegre do Prata, Erechim e Nonoai

As equipes, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), realizaram, nesta terça-feira(16/01), fiscalização ambiental, em municípios do interior do Estado.

Utilizando drones, os policiais militares vistoriaram áreas de vegetação nativa, tendo como objetivo atuar na prevenção, fiscalização e também coibir crimes ambientais, em especial o desmatamento.

Em Vacaria, através das imagens transmitidas pelo drone, a equipe do 3º BABM flagrou a abertura de uma estrada, em área de mata nativa, a canalização de um Arroio e aterro de um banhado.

Na cidade de Nonoai, no lago da Barragem da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, os policiais militares pilotaram o drone tendo como foco a inspeção de pontos utilizados para a pesca predatória. Ainda, com a aeronave remotamente pilotada, houve a fiscalização da mata ciliar e áreas de difícil acesso próximo ao lago.

Já em Erechim, o drone sobrevoou a área do lago da Barragem da Corsan, a fim de coibir a prática dos crimes de caça e pesca, com atenção ao período do defeso da Piracema.

Em Porto Vera Cruz, a equipe do 3º BABM flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em área de preservação permanente – APP, com abertura de valas para a drenagem de uma área úmida – banhado.

No município de Vista Alegre do Prata, houve a fiscalização ambiental e visitação a propriedades rurais.

O uso de drones nas ações de polícia ambiental traz agilidade no monitoramento de áreas de difícil acesso. A precisão das imagens e a rapidez com a qual o equipamento consegue cobrir uma área, mesmo que seja de difícil acesso, tornam o trabalho de fiscalização muito mais eficiente. O uso de drone para fiscalização ambiental vai além de mapeamento de áreas degradadas, o drone auxilia na prevenção de desastres naturais e não naturais, além da proteção da fauna e flora silvestres.

Leia também:  Inscrições para expositores no Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer abrem nesta segunda (13)

Para os crimes ambientais flagrados foram confeccionados os Boletins de Ocorrências Policiais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo