INSS adota IA para combater fraudes em atestados médicos

A partir desta segunda-feira (15), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a utilizar inteligência artificial (IA) para combater fraudes em atestados médicos.

A IA será integrada ao sistema Atestmed, que já está em funcionamento desde setembro do ano passado, permitindo solicitar benefícios de maneira remota através da análise de documentos.

A tecnologia será capaz de identificar indícios de fraudes em informações como hospital ou estado de emissão do atestado, número do CRM (Conselho Regional de Medicina) e assinaturas.

Com isso, o INSS espera diminuir as filas de espera e aumentar a eficiência na detecção de fraudes.

A adoção da IA é uma necessidade para aprimorar o processo de verificação de atestados, tendo em vista que o médico perito anteriormente não tinha um banco de dados para comparar a letra do atestado e identificar padrões suspeitos.

Além disso, a nova tecnologia busca preencher o vácuo deixado pela falta de necessidade de perícia presencial, que havia gerado temores de aumento de fraudes.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo