Porto Alegre registra três novos casos de raiva em morcegos

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou nesta quinta-feira (11) três novos casos de vírus da raiva em morcegos na Capital gaúcha. Os animais foram coletados pela Evantropo (Equipe de Vigilância de Antropozoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde nos bairros Cristal, Cidade Baixa e Guarujá.

Este é o terceiro ano consecutivo em que Porto Alegre registra casos de raiva em morcegos. Em 2022, foram três casos; e em 2023, sete.

A raiva é uma doença grave e potencialmente fatal que pode ser transmitida a humanos e outros animais por meio da saliva do animal infectado. Os sintomas da raiva em humanos incluem febre, dor de cabeça, náusea, vômito e agitação. Em casos graves, a doença pode levar à paralisia e à morte.

Para proteger os animais domésticos da raiva, os tutores devem vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente. A carteira de vacinação do animal deve ser verificada regularmente.

A Evantropo realiza coletas de morcegos em Porto Alegre durante todo o ano. Os animais coletados são submetidos a exames para detectar a presença do vírus da raiva.

Leia também:  3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar constata maus-tratos a uma cachorrinha em Erechim

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo