Nasa adia para 2025 a viagem à Lua

A Nasa, a agência espacial norte-americana, informou nesta terça-feira (9) que os quatro astronautas da missão Artemis II que voarão ao redor da Lua só vão viajar em setembro de 2025 na melhor das hipóteses.

Inicialmente, o cronograma previsto pela agência definia que esta tripulação, a primeira a viajar à Lua desde a última missão Apollo, em 1972, há mais de meio século, iria viajar ainda em 2024, mas isso não mais será possível.

“Garantir a segurança da tripulação é o principal fator para as mudanças no cronograma da Artemis II”, disse a agência, em um comunicado.

Ainda segundo a Nasa, por causa dessas mudanças, a Artemis III também teve seu cronograma reajustado para setembro de 2026. Inicialmente prevista para 2025, essa missão vai ter a primeira tripulação a descer na Lua desde 1972.

Para a Artemis III, os astronautas escolhidos ainda não foram anunciados, mas a Artemis II já tem sua equipe definida:

Jeremy R. Hansen – função: especialista de missão; é um coronel da Força Aérea Real Canadense e o primeiro canadense escolhido para um voo para a Lua;
Victor Glover – função: piloto; é um aviador da Marinha dos EUA e veterano de quatro caminhadas espaciais;
Christina Hammock Koch – função: especialista de missão; ela é uma engenheira que já detém o recorde de voo espacial contínuo mais longo por uma mulher e fez parte das três primeiras caminhadas espaciais femininas da Nasa;
Reid Wiseman – função: comandante, é ex-piloto de caça da Marinha dos EUA.

São três homens e um mulher. Entre eles, um homem negro. A astronauta Christina Hammock Koch será a primeira mulher que irá para uma missão ao redor da Lua organizada pela Nasa. Já Victor Glover será o primeiro homem negro.

Leia também:  Frente fria traz chuva em áreas do Rio Grande do Sul no feriado de Finados

Porém, desta vez, esses astronautas ainda não vão pousar no satélite natural. Todos os três astronautas da Nasa escolhidos para a missão Artemis II são veteranos de expedições anteriores a bordo da Estação Espacial Internacional. Já o canadense Hansen é um novato em voos espaciais.

A Nasa explica que as missões lunares oferecem uma oportunidade perfeita para a testagem de ferramentas, equipamentos e tecnologias que podem ser úteis numa viagem tripulada ao planeta vermelho. Mas isso é algo que deve ocorrer somente no final da próxima década, na melhor das expectativas.

Informações O Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo