Pix terá nova modalidade em 2024; veja como funcionará
O Pix Automático, nova modalidade de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), será lançada em 2024. A ferramenta permitirá que pagamentos recorrentes, como mensalidades escolares e contas de luz, sejam feitos automaticamente, sem a necessidade de autenticação a cada operação.
O Pix Automático será semelhante ao débito automático, mas com algumas vantagens. A primeira é que o consumidor não precisará se preocupar com o limite estabelecido pela instituição financeira. A segunda é que o Pix Automático poderá ser usado para pagamentos a pessoas jurídicas, o que não é possível com o débito automático tradicional.
Para usar o Pix Automático, o usuário precisará autorizar o pagamento previamente. Essa autorização poderá ser feita pelo aplicativo do banco ou instituição financeira.
O BC estima que o Pix Automático poderá alcançar mais pessoas do que o débito automático tradicional. Isso porque, atualmente, as empresas precisam ter convênio com cada instituição financeira para oferecer a opção de pagamento por débito automático. Com o Pix Automático, bastará um único acordo com um banco que esteja oferecendo essa modalidade.
O débito automático permite, sim, pagamentos a pessoas jurídicas. Contas e luz, água, telefone, Internet e outras podem ser pagas por esse sistema…