Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS celebra 35 anos com posse de novos membros

Foi realizado, na tarde desta quinta-feira (14/12), um café comemorativo em homenagem aos 35 anos do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI-RS) na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em Porto Alegre. Estiveram no encontro representantes do órgão, que zela pelos direitos dos cidadãos da terceira idade no Estado. Na ocasião, os novos membros do conselho, pertencentes a entidades da sociedade civil e governamentais, tomaram posse.

O titular da Sedes, Beto Fantinel, agradeceu a contribuição dos antigos membros e reforçou que o Rio Grande do Sul é um Estado que aumentou consideravelmente a população de pessoas idosas nesses 35 anos, o que torna necessário o reforço das políticas públicas para essa parcela da sociedade. “Conseguimos, neste ano, organizar a Unidade Especial de Atenção ao Idoso e estruturar uma política pública com recursos”, destacou Fantinel, que ressaltou ainda a relevância da atuação do CEI na formulação das políticas.

“Temos muita gratidão por todos os ex-presidentes do conselho, que construíram essa bela história. Precisamos seguir, porque as pessoas idosas necessitam de cidadania e dignidade e nós somos responsáveis por isso”, disse a presidente do CEI, Iride Caberlon.

Para a vice-presidente do CEI e assessora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa da Sedes, Carla Capitanio, “muito do processo de criação e permanência do setor de atenção ao idoso na secretaria se deve ao conselho”.

“Nem todas as pessoas envelhecem de forma ativa e saudável, e são essas as que mais necessitam de nossa atenção”, frisou a diretora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, Cátia Siqueira. Ela também apontou a importância da descentralização da articulação das políticas públicas e dos conselhos locais.

Eleição da mesa diretora do CEI-RS

A eleição da nova diretoria do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, que atuará nos anos de 2024 e 2025, está programada para 21 de dezembro, às 16h.

Leia também:  Impactado pela estiagem, PIB do RS apresenta queda de 2,6% em 2022

Sobre o CEI-RS

O conselho foi criado por meio do Decreto nº 32.989/88 com o intuito de estabelecer diretrizes de políticas públicas para o idoso. Dentre as atribuições do órgão está fiscalizar entidades governamentais e da sociedade civil no que diz respeito ao atendimento à pessoa idosa e acompanhar a elaboração das propostas orçamentárias do Estado. Além disso, o CEI também é gestor do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi), cujos recursos garantem que serviços, projetos e programas para a população idosa sejam executados.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo