Durante apoio à Polícia Federal, 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar flagra pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Marau
Nesta quinta-feira (23/11), os policiais miltares, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), durante apoio à Polícia Federal, que cumpria mandatos de busca e apreensão (MBA) em residência do município de Marau, flagraram pássaros silvestres mantidos em cativeiro.
A Operação Harpia, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, ocorre em 24 Estados e no Distrito Federal. Através de mandados de busca e apreensão, a ação nacional tem por alvo indivíduos que atuam na rede de crimes sexuais a crianças, armazenamento de imagens, vídeos, pedofilia.
A equipe do 3º BABM compareceu em uma residência e constatou pássaros como, Canário-da-terra , Pintassilgo, Moreta, Trinca-ferro e Sangue-de-boi, totalizado 13 (treze) pássaros silvestres, mantidos, em gaiolas individuais. O responsável não possuía licença ou autorização para criação amadora das aves.
Os pássaros silvestres foram resgatados e encaminhados para avaliação médico-veterinário, e posterior poderão ser reinseridos no habitat natural.
O indivíduo responderá, também, pelo crime ambiental.
A Operação recebeu o nome de “Harpia” que é uma espécie de ave de rapina que tem os olhos sempre atentos e é exímia caçadora, relacionando-se com o objetivo da operação.
A ação está sob a Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil – CCASI/CGCIBER/DCIBER/Polícia Federal.