Cobra venenosa é capturada em residência em São Leopoldo

Uma cobra venenosa de 1,1 metro foi capturada no sábado (11) no pátio de uma residência no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O animal foi devolvido à natureza após ser resgatado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, órgão da Guarda Municipal.

Segundo o GDA, a cobra era da espécie cruzeira, que pode causar necrose na pele e levar à morte se não tratada a tempo. O órgão foi acionado por um morador da residência, que encontrou o animal no pátio.

Os agentes de defesa ambiental capturaram a cobra com segurança e a levaram para uma área de mata, onde é o habitat natural da espécie. A médica veterinária do Zoológico Municipal de Canoas, Ana Paula Morel, analisou o formato e volume da cauda da cobra e concluiu que se tratava de uma fêmea.

O inspetor chefe do GDA, Emerson dos Anjos, reforçou a importância de acionar a autoridade responsável caso seja encontrada uma cobra venenosa. “Nunca se deve tentar capturar um animal porque ele pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado, ainda mais se tratando de uma serpente venenosa. Nossa orientação é que façam contato imediatamente conosco através do telefone 153”, salienta.

O inspetor também alerta que ferir ou matar um animal silvestre é crime ambiental. A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Recomendações para casos de encontro com cobras

Em caso de encontro com uma cobra, a recomendação é manter distância e acionar a autoridade responsável. Nunca tente capturar ou matar o animal por conta própria.

Se a cobra estiver em um local seguro, como no meio da mata, é possível deixar o animal no local. Se a cobra estiver em um local de circulação de pessoas, é importante chamar a autoridade responsável para que ela seja capturada e devolvida à natureza.

Leia também:  Brigada Militar resgata 21 pássaros silvestres de cativeiro ilegal em Passo Fundo

A seguir, algumas dicas para evitar acidentes com cobras:

  • Use calçados fechados e luvas ao manusear objetos no chão, como lenha ou entulho.
  • Não mexa em tocas ou buracos no chão.
  • Se estiver andando por uma área de mata, use um bastão para afastar as cobras.
  • Se ver uma cobra, não se aproxime. Mantenha distância e acione a autoridade responsável.

Com informações do Portal G1 RS.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo