Alunos da EJA SESI de Nova Prata são finalistas do Torneio Estadual de Robótica

Esse é o segundo ano consecutivo que representantes da cidade participam do torneio

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Polo SESI de Nova Prata/RS chegam à grande final do 2º Torneio Estadual de Robótica do SESI/FIERGS. Duas equipes foram classificadas para o evento, que envolve estudantes de todo o Rio Grande do Sul. A competição iniciou ainda no primeiro semestre de 2023 e envolveu os alunos na disciplina de Seminário de Formação para Mundo do Trabalho.

Ao todo, cerca de 90 equipes se inscreveram para participar do evento. Dessas, apenas 10 chegaram até a final. Duas delas são de Nova Prata. A equipe “Máfia da Robótica 4.0” é composta pelos alunos Carlos Alexandre Gomes, Aline Silveira Ferreira, Felipe Dalagnol e pelo egresso Jonatan Klaus Dai Prai; e a equipe “Hannover”, com o aluno Luís Eduardo Cole Féo. Ambas as equipes foram orientadas pelos professores Solange Turcatto, William José Vuelma e Felipe Luiz Breitenbach.

A grande final do evento ocorre nesta quinta-feira, 16 de novembro, no SESI Canoas, integrando as programações do evento estadual SESI Com@Ciência 2023. A competição final será a utilização do protótipo de autonomia robótica para deslocar objetos dentro de um tablado com um percurso repleto de obstáculos e desafios a serem superados. As equipes também concorrem nas categorias “Design de Protótipo”, “Apresentação” e “Revelação”

Em 2022, duas equipes de Nova Prata também se classificaram para a grande final do Torneio de Robótica, retornando de Porto Alegre com o 1º e 2º lugares da competição, além do 1º lugar na Categoria “Apresentação”.

Alunos passaram por três etapas da competição

Foto: divulgação.

Com o tema “Logística 4.0 – automação por meio do uso da tecnologia nos processos de execução eficiente de transporte e armazenamento de matérias-primas ou mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo”, os estudantes passaram por três grandes desafios até chegar à final.

Leia também:  Associação Atlética Veranópolis celebra 21 anos de histórias e conquistas

O primeiro desafio foi realizar o planejamento estratégico da equipe subdividindo tarefas, elaborando esboços do protótipo e um vídeo de apresentação. A segunda etapa foi tornar o protótipo funcional contando com um sistema de movimentação controlada roboticamente via comunicação sem fio que permite, através de pinças ou garras, pegar e locomover objetos. Por fim, os estudantes tiveram que montar um vídeo contando a trajetória de criação e evolução do projeto, incluindo as referências, problemas, soluções e técnicas desenvolvidas ao longo do processo.

Equipes apresentam projetos na Mostra SESI

Além do Torneio, mais duas equipes participarão da Mostra SESI com@Ciência com projetos inovadores desenvolvidos no Polo de Nova Prata. A Mostra é uma grande feira de ciências que envolve escolas SESI, escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. O objetivo é divulgar projetos desenvolvidos pelos estudantes que visam buscar soluções criativas para problemáticas vivenciadas pelos mesmos no seu cotidiano.

Dentre os inúmeros projetos inscritos, dois do Polo de Nova Prata foram classificados para a Mostra: “Boca de Lobo Inteligente” dos alunos Antonio Gauber de Oliveira, Dienifer dos Santos Carvalho, José Valcir Monteiro de Lima e Lurdes Cichoski, sob a orientação do professor Felipe Luiz Breitenbach; e “Spicytec – Utilização da Tecnologia e Automação para Controlar as Variáveis de Umidade e Temperatura no Cultivo de Salsa”, dos alunos Alessandra de Souza, Giovani Gripa da Silva, Lectícia de Oliveira Francisco, Sergio de Almeida Duarte e Virginia Macedo de Almeida, sob a orientação do professor William José Vuelma.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo