Tratamento com ondas sonoras que destrói tumores chega a hospitais dos EUA
Um tratamento revolucionário para o câncer de fígado, que usa ondas sonoras para destruir tumores, foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. A técnica, chamada histotripsia, é uma alternativa aos tratamentos tradicionais, como cirurgia, radiação e quimioterapia, e apresenta pouquíssimos efeitos colaterais.
A histotripsia funciona emitindo ondas de ultrassom de alta frequência que criam microbolhas no tumor. Essas bolhas colapsam repentinamente, causando danos às células cancerosas. Os detritos resultantes são então removidos pelo sistema imunológico do paciente.
Em um estudo clínico com humanos, a histotripsia foi eficaz em eliminar tumores hepáticos primários e metastáticos. O tratamento foi bem tolerado pelos pacientes, com poucos efeitos colaterais relatados.
“A histotripsia é uma nova opção de tratamento promissora para o câncer de fígado”, disse Richard Pazdur, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa de Oncotologia da FDA. “Este é um avanço significativo para os pacientes que lutam contra essa doença devastadora.”
A histotripsia está disponível para uso em hospitais dos Estados Unidos. A empresa HistoSonic, que desenvolveu a tecnologia, já está comercializando a plataforma litotripsia para hospitais e profissionais médicos.
Com informações de Umich.