CSG inicia instalação do primeiro pórtico do free flow em Antônio Prado

CSG inicia instalação do primeiro pórtico do free flow e anuncia os outros cinco pontos no Estado Nova estrutura está localizada no km 108, da ERS-122, em Antônio Prado. Os demais sistemas devem ser implementados nas rodovias estaduais 122, 240 e 446, em Ipê, Carlos Barbosa, Farroupilha, Capela de Santana e São Sebastião do Caí. O primeiro sistema entra em operação em dezembro e os demais em fevereiro

O km 108,2 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, é o primeiro trecho a receber a instalação do novo sistema de pedágio automático, o chamado free flow, em rodovias estaduais do Brasil, pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A montagem da estrutura dos arcos já iniciou e a previsão é que toda a implementação de câmeras seja concluída em outubro. O cronograma das obras pode sofrer alterações, por conta das condições climáticas. Já a fase dos testes começará em novembro e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a praça de Flores da Cunha será desativada.

Os outros cinco pórticos do free flow estão previstos para serem instalados em Ipê (ERS-122 – km 151,9), Carlos Barbosa (ERS-446 – km 6,5) e Farroupilha (ERS-122 – km 45,5), também na região da Serra Gaúcha, e em Capela de Santana (ERS-240 – km 30,7) e São Sebastião do Caí (ERS-122 – km 4,4), no Vale do Caí. A expectativa é que em Ipê e Carlos Barbosa os sistemas comecem a ser montados em outubro. Já os pórticos de Farroupilha, Capela de Santana e São Sebastião do Caí deverão ser instalados em novembro. O início da operação está previsto para 1º de fevereiro de 2024.

“O free flow oferece vantagens como agilidade, praticidade, cobrança mais justa aos usuários e diminuição da emissão de gases poluentes dos veículos parados. Por conta da estrutura dos pórticos, ainda reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde serão instalados os equipamentos”, explica Paulo Negreiros, diretor-executivo da CSG.

A CSG será a primeira companhia do Brasil a ter todas as estruturas de pedágio e 100% da receita atreladas à cobrança automática dos pórticos do sistema free flow.

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Sobre o free flow no Rio Grande do Sul
Em uma iniciativa pioneira, o Rio Grande do Sul terá as primeiras rodovias estaduais do país com o sistema free flow (fluxo livre, em português), garantindo o fim das barreiras físicas das praças de pedágio. No lugar delas, serão instalados pórticos de cobrança automática com livre passagem, que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade.

Autorizado no Brasil pela Lei 14.157/2021, o modelo inédito no Rio Grande do Sul foi anunciado pelo Governo do Estado e pela CSG no dia 17 de agosto de 2023.

Atualmente, 45% dos usuários já utilizam as cobranças automáticas por meio de tags em praças de pedágio do Rio Grande do Sul, o que demonstra a boa adesão pelo sistema de passagem rápida.

Como será a cobrança do free flow
Para facilitar o débito da tarifa do pedágio, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições financeiras, como Banrisul, Sicredi e Itaú, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos.

Entretanto, o condutor que não tenha a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos. De forma digital, será possível efetuar o pagamento por meio do aplicativo e do site da CSG. Já no presencial, poderá realizar o pagamento nos totens das cinco Bases de Serviços Operacionais (BSOs) da concessionária e, em um futuro breve, em estabelecimentos conveniados.

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Os descontos das tarifas dos pedágios aos motoristas frequentes serão mantidos pela CSG. Os veículos de passeio que utilizarem a tag, além dos 5% já garantidos, poderão chegar, progressivamente, a até 20% de desconto quando passarem pelos mesmos pórticos e sentidos durante um determinado mês.

Caso o valor da tarifa não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Campanha para informar a população
Até a conclusão do primeiro pórtico, a CSG e o Governo do Estado realizarão uma campanha educativa à população, informando como funciona o novo sistema free flow, seus benefícios e as formas de pagamento. O modelo já é consagrado em diversos países e no Brasil está em funcionamento apenas na rodovia federal BR-101 (Rio-Santos).

Previsões de onde estarão os pórticos free flow e de início das cobranças:*

  • Antônio Prado / ERS-122 / km 108,2 – Em dezembro/2023
  • Ipê / ERS-122 / km 151,9 – Em fevereiro /2024
  • Farroupilha / ERS-122 / km 45,5 – Em fevereiro /2024
  • Carlos Barbosa / ERS-446 / km 6,5 – Em fevereiro/2024
  • São Sebastião do Caí / ERS-122 / km 4,4 – Em fevereiro/2024
  • Capela de Santana / ERS-240 / km 30,7 – Em fevereiro/2024
    *Sujeito a alterações

Sobre a concessão da CSG

O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 quilômetros de concessão na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. Desde fevereiro deste ano, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58).

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O contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros), implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.

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