3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar flagra pássaros silvestres mantidos em cativeiro em uma residência de Marau

Durante fiscalização ambiental, os policiais militares, do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), flagraram, nesta segunda-feira (25/09), pássaros silvestres sendo mantidos em cativeiro, em uma residência do município de Marau.

A equipe do 3º BABM avistou as gaiolas expostas em uma residência e identificou 07 pássaros silvestres, sendo 04 Trinca- ferro, 01 Cardeal, 01 Canário-da-terra e 01 Azulão. O morador, ao ser questionado sobre a existência dos pássaros, informou que não possuía licença do órgão ambiental competente para criar ou manter em cativeiro pássaros silvestres e nenhuma ave possuía anilha de identificação.

Ainda, os policiais militares localizaram uma armadilha, do tipo alçapão, armada em uma árvore nos fundos da residência. Ao avaliar as aves, foi possível constatar que um dos Trinca- ferro estava se debatendo excessivamente, com dificuldades de mobilidade e bastante estressado, indicando que o pássaro havia sido capturado recentemente, o que gerou lesões, além do estresse, o que caracteriza, também, maus-tratos a animais.

O sujeito mantinha, nos fundos da residência, uma grande quantidade de gaiolas vazias, as quais foram apreendidas juntamente com o alçapão.

Os pássaros silvestres foram resgatados e encaminhados para os cuidados médicos-veterinários.

O homem foi detido e responderá pelos crimes ambientais.

📸 3º BABM | Passo Fundo

Leia também:  Fepam abre consulta pública sobre licenciamento ambiental da logística reversa de produtos que contenham metais pesados

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo