Porto Alegre fecha comportas do Guaíba para evitar inundações

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou nesta segunda-feira (25) que o Dmae, juntamente de equipes da administração municipal, irá fechar preventivamente o sistema de comportas para evitar inundações causadas pelo Guaíba.

O nível da água do Guaíba está em 2,73m na área do Cais Mauá, faltando apenas 27cm para chegar no transbordamento. Já na área da Ilha da Pintada, a medição aponta 2,46m, já acima da cota de inundação.

A ação vai começar no início da tarde desta segunda-feira. As primeiras comportas que serão fechadas serão a P3, na frente do Tribunal de Contas de Estado, e a P4, na avenida Sepúlveda.

Também serão colocados sacos de areia nos portões que já estão fechados. E para o acesso aos portões 12 e 14, que estão localizados na avenida Sertório e Voluntários da Pátria, será necessário fazer uma abertura no asfalto, devido a falta de trilho, e fazer o isolamento com saco de areia. Ainda está sendo definido se o Cais Embarcadero será fechado ou não temporariamente.

O prefeito ainda afirmou que está preocupado com a cheia dos arroios e com o perigo de deslizamentos. E que o Catamarã poderá ser transferido. “Tudo aponta que amanhã vai ser pior”, ressaltou sobre a previsão do tempo.

Outra ação será a abertura do Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado no bairro Santana, como mais um ponto de abrigo. A prefeitura também vai providenciar a compra de vagas nos abrigos privados para animais. A doação de alimentos, ração e produtos não-perecíveis estão sendo recebidas pela Prefeitura no Centro Administrativo municipal.

A última vez que as comportas do Guaíba haviam sido fechadas foi em 2015, quando a medição apontou 2,92m. Na ocasião, a passagem de veículos que usavam a avenida Voluntários da Pátria e acessavam a avenida da Legalidade, chegou a ser bloqueada.

Leia também:  Mulher desenvolve câncer de pele após ter o dedo cortado por manicure

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo