RS terá primavera chuvosa, quente e com risco de ciclones, diz MetSul
A primavera começa neste sábado (23) no hemisfério sul, e a MetSul Meteorologia aponta que a estação deste ano será chuvosa, quente e com risco de ciclones extratropicais no Atlântico Sul.
A influência do fenômeno El Niño é o principal fator para o clima mais inclemente na região. Espera-se que a chuva seja acima ou muito acima da média na maior parte do Sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul.
O estado gaúcho é o que mais preocupa os meteorologistas. Isso porque o mês de setembro terminará com volumes extraordinariamente altos de chuva, o que eleva o risco de enchentes.
A segunda metade da primavera será ainda mais chuvosa, com a ocorrência de chuvas de verão, que são mais frequentes e intensas. A alta frequência de chuvas dificultará a ocorrência de ondas de calor, mas, por outro lado, tornará os dias mais abafados e com noites mais quentes.
O risco de ciclones extratropicais também é elevado, mas menor do que no inverno. Em alguns casos, os ciclones podem ser intensos e provocar muito vento e forte ressaca do mar na costa gaúcha.