Saraiva fecha todas as lojas físicas e demite funcionários
A Saraiva, que já liderou o mercado de livrarias no Brasil, encerrou suas atividades físicas nesta quinta-feira (21) e demitiu todos os funcionários de suas lojas, passando a funcionar apenas na internet.
A empresa, que atravessa um processo de recuperação judicial desde 2018, já havia fechado pelo menos 30 lojas físicas desde junho. As últimas cinco, localizadas em São Paulo e Campo Grande (MS), foram fechadas nesta quinta-feira.
A medida produziu demissões em massa, com cerca de 300 funcionários demitidos. De acordo com o site PublishNews, o departamento de recursos humanos da empresa orientou diretores a encaminhar as cartas de demissão para os colaboradores para que os processos fossem concluídos até quarta-feira (20).
O fechamento das lojas físicas da Saraiva é um marco na história do mercado de livrarias no Brasil. A empresa foi fundada em 1942 e, por muitos anos, foi a maior rede de livrarias do país. O fechamento das lojas físicas é um sinal de que o mercado de livrarias está passando por uma transformação, com o crescimento do e-commerce e a mudança nos hábitos de consumo.