Governador se reúne com prefeitos da Serra para discutir reconstrução pós-enchente

O governador Eduardo Leite se reuniu, na manhã desta sexta-feira (8/9), com 23 prefeitos de municípios da Serra para discutir o processo de recuperação e reconstrução estrutural após a enxurrada do início da semana. O encontro foi realizado na prefeitura de Bento Gonçalves.

Na reunião, os prefeitos relataram os danos causados pelo evento climático extremo. Leite assegurou que não medirá esforços para auxiliar as prefeituras e que não faltarão recursos por parte do Estado. Além disso, afirmou que pediu ao governo federal redução de burocracias para facilitar os trabalhos a partir de agora.

“Neste momento, nosso principal apelo ao governo federal – que tem se mostrado sensível à situação do Rio Grande do Sul – é de não deixar a burocracia emperrar a reconstrução das cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari. É natural que, ao lidar com dinheiro público, tenhamos que seguir ritos e processos, mas estamos falando de municípios que foram quase totalmente destruídos e não têm nem mesmo a capacidade técnica para elaborar planos de trabalho agora”, afirmou o governador. “Não podemos deixar que as pessoas sejam vítimas duas vezes – primeiro da enchente e, agora, da desassistência do poder público.”

Leite garantiu ainda que, se a burocracia federal se tornar um problema, o governo do Estado irá disponibilizar todos os recursos necessários para a reconstrução. “Nossa situação financeira não será um empecilho neste momento de dificuldade”, disse.

leite prefeitos serra gaúcha   reunião sobre enchentes set2023
“Nossa situação financeira não será um empecilho neste momento de dificuldade”, garantiu o governador – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Até o momento, 12 municípios da Serra decretaram situação de emergência. Os principais danos na região foram registrados em moradias, prédios públicos, comércios, áreas agrícolas, estradas e pontes. Ainda há oito pontos de rodovias com bloqueios devido às chuvas. São seis nas rodovias estaduais e dois nas federais. O governo está trabalhando para desobstruir as vias e retomar a normalidade.

Leia também:  Prefeitura de Bento Gonçalves atua para reparar danos causados por ventos fortes e chuvas intensas

O encontro em Bento Gonçalves contou ainda com a presença dos secretários da Casa Civil, Artur Lemos, e de Comunicação, Tânia Moreira; do chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Luciano Boeira; e do diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo