Chuva volumosa no RS dos próximos dias pode causar alagamentos e inundações

A MetSul Meteorologia adverte que a chuva excessiva a extrema nestes primeiros dez dias de setembro deve trazer muitos problemas e transtornos em grande número de cidades do Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.

A chuva em alguns momentos deve ser forte a torrencial com acumulados muito altos em curto período (50 mm a 100 mm em poucas horas), o que pode trazer alagamentos e inundações repentinas em áreas urbanas e rurais.

A persistência da chuva por vários dias deve provocar ainda inundações e prováveis cheias de vários rios, com enchentes. As bacias de maior risco são aquelas que cortam o Noroeste, o Norte, o Centro e o Nordeste do estado, o que inclui os rios que cortam os vales (Taquari, Caí, Sinos e Paranhana) assim como o Jacuí e o Uruguai, além de rios menores.

Chuva com acumulados tão extremos como se prevê traz ainda riscos geológicos. Será muito alto o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros. Devem ocorrer ainda quedas de barreiras que podem gerar bloqueios parciais ou totais de rodovias estaduais e federais. Algumas estradas, particularmente municipais e rurais, devem se tornar intransitáveis com prováveis trechos e pontilhões cobertos pela água. Com a perspectiva de forte correnteza, trechos alagados devem se terminantemente evitados sob perigo de acidentes fatais.

A MetSul Meteorologia recomenda que as pessoas fiquem atentas às atualizações da previsão do tempo e tomem as medidas necessárias para se protegerem da chuva volumosa.

Leia também:  Metsul Meteorologia alerta para risco de chuvas volumosas para o estado nos próximos dias

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo