Ópera Estúdio realiza recitais gratuitos para crianças e adultos no Complexo Cultural Theatro São Pedro

Apresentações de cantores líricos ocorrem à tarde e à noite no dia 26 de julho

O Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos dá continuidade à série de recitais Vozes do Ópera Estúdio 2023 com duas apresentações em 26 de julho. Duas sessões estão programadas: às 15h, para estudantes (mediante inscrição prévia da escola, por e-mail, até 24/7); e às 19h, para o público geral (com entrada por ordem de chegada e doação de 2kg de alimento). Ambas as apresentações ocorrem no Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Complexo Cultural Theatro São Pedro, em Porto Alegre. 

Vozes do Ópera Estúdio 2023 é uma vitrine para os talentos do Ópera Estúdio e também uma nova opção de programa acessível para os amantes do canto lírico. Ao todo, estão previstas sete apresentações em quatro datas – as últimas quartas-feiras de junho, julho, agosto e setembro.

Para os recitais do dia 26 deste mês, cada cantor escolheu uma obra solo para interpretar, com acompanhamento do pianista Patrick Menuzzi. O repertório inclui peças consagradas de Vivaldi, Leoncavallo, Berlioz, Gounod, Sir Arthur Sullivan, Mozart, Donizetti, Verdi, Bizet, Puccini, Chapí, Strauss II e Bernstein. Antes de cantar, cada artista conversa com o público sobre a história da música. O aspecto teatral da ópera também é evidenciado por meio de peças de figurino e ambientação intimista, com decoração a luz de velas. 

No palco de um teatro, uma mulher negra de vestido preto está de pé e traja uma máscara que cobre os olhos. Ela canta. Ao fundo, um homem toca piano. O cenário é de cor mais escura.
1º Recital Vozes do Ópera Estúdio 2023 ocorreu em junho – Foto: Vitória Proença/Ascom Ospa

Sobre o Ópera Estúdio

O Ópera Estúdio oferece a cantores em início de carreira a possibilidade de estudar junto a uma equipe multidisciplinar de professores. Financiado pela Secretaria da Cultura (Sedac), o projeto é realizado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP).

Após uma seleção por audições, 27 participantes foram selecionados para seis meses intensos de aulas com grandes referências da música no Brasil. Ao longo de 2023, o público poderá acompanhar a evolução da turma em quatro recitais e também no espetáculo de encerramento, que será realizado em novembro: a montagem completa da ópera Carmen, de Georges Bizet.

Leia também:  Sargento do RS morre em acidente durante missão militar em rodovia de Rondônia

A primeira edição do Ópera Estúdio, em 2022, inaugurou um novo capítulo na história da ópera no Rio Grande do Sul. A turma de 18 cantores pôde aprimorar suas habilidades em aulas semanais de canto, repertório e expressão corporal e cênica, entre muitos outros assuntos que somaram uma carga horária superior a mil horas. No final do ano, o projeto culminou na encenação da opereta A viúva alegre, de Franz Lehár, em adaptação inédita. 

Assim como em 2022, o diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, assume a coordenação-geral do Ópera Estúdio em 2023. Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são os diretores pedagógicos do projeto.

Serviço

O quê: 2º Recital Vozes do Ópera Estúdio 2023 – Árias e trechos de óperas consagradas interpretadas pelos alunos do Ópera Estúdio
Quando: quarta-feira (26/7); às 15h – público estudantil, mediante inscrição prévia da escola até o dia 24/7 pelo e-mail [email protected]; às 19h – público geral, com entrada por ordem de chegada e doação de 2kg de alimento
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Multipalco Eva Sopher do Complexo Cultural Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº – Porto Alegre)
Classificação etária: livre

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo