COMITES-RS celebra cultura italiana em Carlos Barbosa

Articulado ao poder público local, órgão auxilia na valorização do legado dos imigrantes e promove reunião mensal na cidade

Além de representar os cidadãos italianos que vivem no Estado, o Comitê dos Italianos no Exterior, do Rio Grande do Sul (COMITES-RS) atua articulado a associações e ao poder público para reconhecer e valorizar a etnia. Uma demonstração desse importante papel foi dada em Carlos Barbosa sexta e sábado (14 e 15), quando os conselheiros do órgão, mais do que participar de agenda local, contribuíram com propostas de reconhecimento ao legado italiano. “Recebemos apoio incondicional da administração pública para nossa agenda em Carlos Barbosa, um município diferenciado na região e que trabalha unido na preservação da memória italiana”, disse a presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza.

Um desses projetos, ocorridos em meio a compromissos como a reunião mensal do órgão – realizada sábado com a presença do Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso –, foi a inauguração da nomenclatura das ruas da comunidade do Cinco da Boa Vista, batizadas em alusão à presença lombarda na localidade. Ocorrido também no sábado, o encontro festivo teve almoço e contou com grande participação do conselheiro do COMITES-RS Valdecir Ferrari, natural de Carlos Barbosa. “Vocês podem contar comigo e com o COMITES naquilo que for possível resgatar de nossa italianidade”, disse Ferrari.

Outro destaque da agenda do COMITES-RS no sábado foi a reunião do órgão, que teve participação de associações italianas da região. “A partir de um elenco de associações que estavam no site do Consulado iniciamos a atualização dos dados e também incluímos outras. A aproximação com as Associações por parte do COMITES-RS visa a uma maior interação, estimular o bom relacionamento, criar meios de integrá-las e estarmos abertos às necessidades trazidas de acordo com as características de cada comunidade. Diante do número significativo de associações adicionamos a informação de qual região do estado pertencem e adotamos a classificação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, que representa as 497 cidades gaúchas. A atualização dos dados das associações é importante para participarem das votações para escolha dos representantes do Brasil no CGIE que é o Consiglio Generale degli Italiani all’Estero”, explicou Neiva Maria Cantarelli, de Santa Maria, conselheira do COMITES-RS.

Leia também:  Fazenda manda Anatel bloquear mais 1.443 sites de apostas

Novidades e projetos

Entre as novidades anunciadas esteve, ainda, a criação da comissão jovem do COMITES-RS. O comitê também participou de intensa agenda no município na sexta-feira. Ao lado do Cônsul, esteve na prefeitura, na ACBF, na Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACICB), nas unidades TEEC e Starflon da Tramontina e na Festiqueijo. Na ACI, a presidente do COMITES-RS destacou o papel de fomento que o órgão tem para estabelecer parcerias culturais – uma das vertentes de atuação em que a entidade empresarial pretende apostar ainda mais a partir de sua nova sede, em fase de instalação das fundações. “Nós podemos mandar projetos para a Itália nesse sentido. Mandamos sete no último ano e tivemos aprovados três, e estamos em busca de mais para fomentar esse intercâmbio Brasil-Itália. O COMITES tem poder nesse sentido e estamos engajados em premiar nossas comunidades com isso”, destacou Cristina.

Ainda na sexta, integrantes do COMITES-RS prestaram atendimento à população que está com o processo de cidadania italiana em andamento, no 442 Football Pub. Além disso, estiveram na Vila das Etnias, um espaço ao lado da Festiqueijo ambientado com representantes dos povos que construíram a história do município, compromisso final daquele dia antes de provarem a gastronomia da Festiqueijo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo