Erosão transforma praia Central de Balneário Camboriú em piscina natural
A Praia Central de Balneário Camboriú, localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, chamou a atenção dos moradores e internautas por um fenômeno natural curioso: uma “borda” ou “degrau” de areia, causada pela erosão, criou uma espécie de piscina natural na beira do mar. Com informações de ND+
Esse fenômeno ocorreu em um trecho que sofreu obras de alargamento da faixa de areia. Apesar da surpresa do público, os responsáveis pela obra já esperavam que a erosão ocorresse, como parte da ação normal do mar. Desde a conclusão das obras, a Barra Sul já perdeu cerca de 70 metros de areia, exatamente a quantidade que havia sido adicionada como medida extra.
O engenheiro Rubens Spernau explicou que a erosão acentuada na região já havia sido prevista pela empresa responsável pela modelagem da obra. “Por isso colocamos uma quantidade a mais de areia e agora, colocaremos tubos geotêxteis cheios de areia”, declarou Spernau.
Para combater a erosão adicional, tubos geotêxteis preenchidos com areia serão colocados no local. Estima-se que esta obra de contenção custará R$ 3 milhões e levará três meses para ser concluída.
Um dos fatores contribuintes para a erosão na região sul tem a ver com os ventos e até com o molhe, uma estrutura construída para criar o canal de navegação do Rio Camboriú, que também serve como barreira de contenção para o aterro.