Grêmio empata com Cruzeiro no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil
No primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, o Grêmio recebeu o Cruzeiro na noite desta quarta-feira, 17, na Arena. A partida terminou empatada em 1 a 1, deixando tudo indefinido para o segundo duelo, que acontecerá no dia 31 de maio, no Mineirão. Uma vitória simples coloca o Tricolor na próxima fase da competição.
A grande novidade da noite foi na lateral-direita do Grêmio. O técnico Renato Portaluppi voltou a contar com Fabio, que apareceu entre os titulares. Nos primeiros minutos, o Grêmio buscava tocar a bola com tranquilidade, tentando encontrar uma brecha no ataque. Aos quatro minutos, o Tricolor teve sua primeira chance perigosa. Após uma sequência de rebotes na área, Kannemann cabeceou para Bruno Alves, que finalizou buscando o canto do gol, mas o goleiro Rafael ficou com a bola.
Dois minutos depois, o Cruzeiro tentou responder com Wallisson, de fora da área, mas o jogador mandou a bola direto para fora. Com oito minutos de jogo, em uma chance parecida, Bruno Rodrigues acertou o canto superior do gol, sem dar chances para o goleiro Gabriel Grando, abrindo o placar para o Cruzeiro.
Encontrando dificuldades na marcação, o Grêmio teve uma baixa importante aos 13 minutos. Pepê, com dores, precisou ser substituído por Felipe Carballo. Aos 14 minutos, o Tricolor perdeu uma grande oportunidade. Reinaldo cruzou na área, Suárez desviou e encontrou Bitello dentro da pequena área. O camisa 39 chutou forte, mas Rafael fez uma bela defesa com os pés.
A partir daí, o Grêmio passou a pressionar em busca do empate. Aos 17 minutos, Villasanti levantou para Suárez, que dentro da área, ajeitou a bola e executou uma bicicleta perfeita, mas a finalização acertou a trave. O Cruzeiro passou a jogar no contra-ataque, mas não conseguiu criar problemas para Gabriel Grando. Aos 26 minutos, o goleiro gremista precisou fazer uma defesa segura em um chute de Gilberto.
O Grêmio tentava trocar muitos passes no meio-campo, porém encontrava dificuldades na marcação adversária. Aos 34 minutos, Suárez cruzou pela esquerda na cabeça de Vina, que buscou o gol, mas a defesa conseguiu afastar para escanteio. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para o camisa 9, que chutou cruzado, mas a finalização passou perto da trave.
No final da primeira etapa, Kannemann salvou o Grêmio de sofrer mais um gol. Bruno Rodrigues ficou com a bola após um erro de Gabriel Grando, porém o zagueiro Tricolor conseguiu tirar a bola e evitar o gol.
No segundo tempo, o Grêmio voltou sem fazer modificações. A característica da partida, no entanto, mudou. Os primeiros 10 minutos transcorreram sem nenhuma finalização perigosa. O jogo estava truncado, e o Grêmio precisava buscar o resultado.
Aos 12 minutos, o Tricolor fez sua primeira troca no segundo tempo, com a entrada de Zinho no lugar de Vina. Aos 19 minutos, o Grêmio buscou o gol novamente. Suárez entrou na área e cruzou pela esquerda, mas a bola ficou nas mãos do goleiro.
Aos 28 minutos, Galdino e Nathan entraram nas vagas de Cristaldo e Fabio, respectivamente. Pouco depois, aos 30 minutos, Suárez arriscou um chute de primeira, mas a tentativa foi bloqueada pela defesa. O artilheiro gremista não desistiu e aos 35 minutos, após receber um passe de Bitello na entrada da grande área, encheu o pé e acertou o canto superior, sem dar chances para o goleiro, empatando a partida. Um minuto depois, em um lance parecido, Suárez finalizou rasteiro, mas a bola foi para fora.
Após o gol de empate, o Grêmio seguiu pressionando em busca da vitória. Aos 42 minutos, Villasanti recebeu e avançou para a área, batendo colocado, mas a bola acabou acertando a rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, Bruno Alves mandou uma bomba após receber um passe de Suárez, mas o goleiro Rafael fez uma grande defesa.
O Grêmio continuou dominando o jogo e teve sua última chance aos 49 minutos, quando Nathan chutou colocado de longe, obrigando Rafael a fazer uma defesa espetacular.
Com o apito final, o placar ficou em 1 a 1. Agora, as duas equipes se preparam para o segundo duelo, que acontecerá no dia 31 de maio, no Mineirão. O Grêmio precisa de uma vitória simples para avançar para as quartas de final da Copa do Brasil.