Duas empresas de alimentos são interditadas durante fiscalização no RS
Nesta terça-feira, 4 de abril, durante uma operação realizada pelo Programa Segurança Alimentar RS, seis estabelecimentos foram fiscalizados no município de Silveira Martins, resultando na apreensão e inutilização de 200 kg de alimentos impróprios para consumo. Quatro mercados, uma empresa de laticínios e um frigorífico foram vistoriados, com dois locais sendo totalmente interditados e os demais autuados.
Durante a fiscalização, foi constatado que a empresa de laticínios estava funcionando sem um laboratório para realizar análises necessárias ao leite que recebia dos produtores. Já no frigorífico, as atividades estavam fora dos padrões exigidos, com irregularidades tanto em relação à documentação quanto ao manejo. Além disso, o local apresentava más condições de higiene e falta de estrutura, sendo autuado também por apresentar irregularidades ambientais.
Nos mercados fiscalizados, foram encontradas diversas irregularidades, como produtos com prazo de validade vencido, sem procedência, armazenados de forma inadequada, embalagens avariadas e comercialização indevida de álcool 92,8°. A promotora de Justiça de Santa Maria, Giani Pohlmann Saad, que acompanhou a operação, irá instaurar um procedimento para verificar se houve omissão por parte do Serviço de Inspeção Municipal de Silveira Martins em relação às condições em que as empresas do município estavam operando.
Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Segurança Alimentar), promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, servidores do Gaeco – Segurança Alimentar, representantes da Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal de Silveira Martins, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).