Com apoio do Estado, Hospital de Sinimbu começa a oferecer cuidados prolongados nesta segunda (3)

O Hospital de Sinimbu é o primeiro da macrorregião dos Vales a possuir leitos de cuidados prolongados

Depois de obter em fevereiro a habilitação do Ministério da Saúde, o Hospital Beneficente Sinimbu, em Sinimbu, na região do Vale do Rio Pardo, inaugurou na quinta (30/3) a Unidade de Cuidados Prolongados. O atendimento começam nesta segunda (3/4). O novo serviço irá receber pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com enfermidades cardiovasculares, neurológicas, pneumológicas, osteomusculares, oncológicas e vítimas de acidentes que necessitem de internação por períodos superiores a 90 dias.

“Estamos concretizando um sonho, construído com o apoio de muitos”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante a cerimônia de inauguração. “Estamos reunidos para celebrar, para mostrar o esforço coletivo de muitas mãos. Estamos aqui para ver o valor que a comunidade dá a um estabelecimento do porte deste hospital”, acrescentou.

A habilitação é resultado de um esforço de cinco anos envolvendo o governo do Estado, por meio da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, o município e a direção do hospital, que investiu R$ 720 mil, com recursos próprios e apoio da comunidade, para melhorar a estrutura do local. Os 15 leitos habilitados serão destinados a pacientes dos 13 municípios que fazem parte da 28ª Região de Saúde do Estado.

Arita Bergmann destacou ainda que o Hospital de Sinimbu é o primeiro da macrorregião dos Vales a possuir leitos de cuidados prolongados. “É, de fato, uma façanha que um hospital não tão grande ofereça uma unidade de atendimento prolongado. Ele é o primeiro do Estado com esse porte a reabilitar as pessoas, para que possam voltar para suas famílias e para as suas atividades”, enalteceu Arita.

A secretária municipal de Saúde, Ivone Henn, lembrou que os novos serviços transformam o município em referência para toda a região. “Pacientes poderão fazer reabilitação e habilitação de sequelas, e poderão se recuperar com o cuidado humanizado de uma equipe especializada e capacitada antes de retornarem para os cuidados de suas família”, disse.

Leia também:  Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024

Já Rosane Kanitz, diretora administrativa do Hospital Beneficente Sinimbu, ressaltou a importância do serviço e o trabalho de todos: “Vai qualificar o atendimento no município e na região. A soma de esforços com o município e o Estado foi fundamental”.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo