Empossados 32 novos promotores de Justiça

Trinta e dois novos promotores de Justiça, aprovados no XLIX Concurso para Ingresso à Carreira do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, foram empossados nesta sexta-feira, 24 de março, em cerimônia ocorrida no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do MPRS, em Porto Alegre. A sessão solene, realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos empossados. O secretário dos Órgãos Colegiados, promotor-assessor Márcio Bressani, fez a leitura do termo de posse assinado pelos novos membros do MP. Logo após, Eduardo da Silva Fagundes, segundo colocado no concurso, fez o juramento oficial, e Rodrigo Mayer Meleo, primeiro colocado, falou em nome da turma.

Em sua manifestação, o primeiro colocado no concurso falou sobre a alegria da conquista, mas também dos desafios que se iniciam com a posse. “Não nos esqueçamos: nossa atuação influenciará decisivamente a realidade da comunidade em que estivermos inseridos e, para que essa influência seja positiva, é necessário que estejamos prontos para ouvir o cidadão e próximos da sociedade. Afinal, só se consegue fazer algo por alguém, quando se conhece este alguém. Só se consegue melhorar a situação de uma comunidade, quando se conhece esta comunidade e suas demandas”, disse Meleo.

Destacou, ainda, que a resolutividade e a consensualidade exigem que o Ministério Público esteja, cada vez mais, pronto para atender aos interesses da coletividade por meio do diálogo e da negociação, esta, muitas vezes, “o melhor instrumento para uma atuação implacável e efetiva”.

Ao dar as boas-vindas aos novos membros do MPRS, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, destacou a certeza de que os empossandos chegam à instituição em situação diferenciada de conhecimento e preparação, especialmente pelas dificuldades enfrentadas durante o concurso. “Vocês estão chegando em um Ministério Público estruturado, reconhecido, de trabalho histórico. Levar adiante esse legado é o compromisso que vocês tem agora”, disse o PGJ.

Leia também:  Mulher que matou grávida para roubar bebê é denunciada por quatro crimes pelo MPRS

Dornelles ressaltou também os princípios do MP, destacando o princípio da unidade. “Todas as nossas manifestações não são nossas, mas do MP. É assim que a sociedade nos vê. Por isso nossos êxitos são compartilhados, assim como nossos erros. Podemos divergir, mas a nossa missão é a mesma, enfrentar, com a mesma estrutura, demandas cada vez maiores e mais complexas”, destacou. De acordo com o PGJ, para fazer frente a esse desafio, “estamos investindo em novas tecnologias e optando por alternativas que vêm da mediação, da autocomposição”. Na mesma linha do orador da turma de novos promotores, Dornelles pontuou a importância de ouvir as comunidades para entender essas demandas e construir soluções que garantam mais resolutividade ao Sistema de Justiça.

NOVOS PROMOTORES

Tomaram posse Rodrigo Mayer Meleo, Eduardo da Silva Fagundes, Ramona Anchieta Mendel, Sofia Freitas Silva, Rodrigo Dutra Dornelles Duarte, Fabrício Diesel Perin, Renan Loss, Gabriel Antônio de Moraes Vieira, Rafael Graboski dos Santos, Gustavo Alexandre Ritter, Ana Flávia Amaral Rezende, Raíssa Fonseca Terena, Fernando Mello Müller, Rafael Wobeto Pinter, Andrelise Borrin Bagatini, Átila Castoldi Kochenborger, Giulia Pastório Matheus, Guilherme Augusto de Oliveira Montenegro, Anita Spies da Cunha, Paulo Vitor Bergamo Braga, Flavia Quiroga Quintas, Nathália Frare Barbosa, Luiza Prata Neiva Fonseca, Fagner Maciel da Luz, Úrsula Oliveira da Cunha, Hugo Pastorio Pereira, Matheus Trindade, Mirian Alves de Souza, Fernanda Covessi Thom, Marcelo Balicki e Deoclecio Pereira Gonçalves Junior.

PRESENÇAS

Estiveram presentes na solenidade o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, representando o Governo do Estado; a vice-presidente da Assembleia Legislativa, Nadine Anflor; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; o subdefensor público-geral do Estado, Alexandre Brandão Rodrigues; a corregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho; os subprocuradores-gerais de Justiça Angela Salton Rotunno, Benhur Biancon Junior, Júlio César de Melo e Caroline Vaz; o ouvidor do MPRS, Mauro Henrique Renner; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RS, Rafael Foresti Pego; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Amilcar Fagundes Freitas Macedo; o presidente da OAB RS, Gustavo Juchem; o presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares; o presidente da Fundação Escola Superior do MP, Fábio Roque Sbardelotto; a subcorregedora-geral do MPRS, Dirce Carvalho Soler; o secretário-geral do MPRS, Ricardo Schinestsck Rodrigues; e o chefe de Gabinete da PGJ, Luciano de Faria Brasil, além de outras autoridades e convidados.

Leia também:  Assista a previsão do tempo para a semana com a Metsul

Os integrantes do Órgão Especial que participaram da posse foram os procuradores de Justiça Sérgio Guimarães Britto, Claudio Domingos Mastrangelo Coelho, Jacqueline Fagundes Rosenfeld, Sara Duarte Schütz, Luiz Cláudio Varela Coelho, Irene Soares Quadros, Juan Carlos Durán, Sérgio Santos Marino, Armando Antônio Lotti, Gilberto Thums, Ricardo da Silva Valdez, Altamir Francisco Arroque, Ubaldo Alexandre Licks Flores, Helena Zigliotto, Renoir da Silva Cunha, Ana Maria Moreira Marchesan, Ana Lúcia Cardozo da Silva, Denise Casanova Villela e Carla Carpi Nejar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo