Combate à discriminação racial será debatido na terça (21)

Comunidade negra, quilombolas e povos de terreiro participam de encontro promovido pela SJCDH

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) promove, na terça-feira (21/3), evento em alusão ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O intuito é promover uma escuta efetiva da comunidade dos povos de terreiro, primando pelo combate ao racismo e à fome.

Organizado pelo Departamento da Igualdade Étnico-Racial, o encontro acontece no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), das 9h às 12h. Entre as atividades previstas, estão um banho de cheiro na rampa de acesso à ala norte do Caff e uma roda de conversa mediada por Pai Ricardo, chefe da Divisão da Comunidade Negra, Quilombolas e Povos de Terreiro.

Essa é a primeira vez que o Estado conta com uma divisão que busca promover políticas públicas para os povos e comunidades de matriz africana e de terreiros. “Estamos realizando esse evento para demarcar essa data tão importante. A atividade contempla todos os povos de terreiro, matriz africana e candomblé, além dos simpatizantes”, destacou a diretora do Departamento da Igualdade Étnico-Racial, Sanny Figueiredo. “Estamos muito felizes de organizar esse encontro, que nos é tão caro e que trata da nossa fé, do nosso sagrado.”

Entre os convidados, estão Yiá Vera, Baba Diba, Pai Luciano, Milena Bittencourt, Fernanda Bairros, Mestre Cica e Doutor Pedro Nicolau. Também participarão do encontro o titular da SJCDH, Mateus Wesp, a secretária adjunta, Caroline Moreira, a subsecretária de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Marcia Scherer, o diretor adjunto do Departamento da Igualdade Étnico-Racial, Eduardo Feron, e o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene), Márcio Oliveira.

Serviço

O quê: Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé
Quando: 21/3, das 9h às 12h
Onde: auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) – Av. Borges de Medeiros, 1.501, bairro Praia de Belas, Porto Alegre

Leia também:  PRF encontra 30 mil dólares escondidos no sutiã de mulher no RS

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo