Vídeo: Caminhoneiro executa manobra proibida e o pior acontece
Um caminhoneiro teve um acidente grave ao realizar uma manobra perigosa na BR em que trafegava. Ele decidiu fazer uma quebra de asa com sua carreta articulada de nove eixos, colocando sua vida e dos demais usuários da estrada em risco. Quando não havia nenhum veículo vindo do sentido contrário, o motorista decidiu realizar uma manobra, mas não esperava que o caminhão não respondesse a sua direção e acabou perdendo o controle, tombando e espalhando a carga de areia que levava pelo acostamento.
O acidente foi registrado por um outro caminhoneiro que trafegava logo atrás e registrou tudo o que aconteceu com o colega imprudente. O motorista que filmou o acidente também percebeu que a primeira infração ocorreu quando o caminhoneiro foi para a pista do fluxo contrário de trânsito, mesmo em um trecho onde não era permitida a ultrapassagem e havia faixa emitida amarela apenas para quem estava no fluxo contrário ao ultrapassar. Em seguida, o motorista decidiu fazer a quebra de asa para atingir uma velocidade mais elevada, o que acabou levando ao acidente.
Veja o vídeo
O que é a manobra quebra de asa?
A manobra conhecida como “quebra de asa” é uma manobra perigosa realizada por alguns caminhoneiros nas estradas. Essa manobra consiste em fazer com que a traseira do caminhão oscile de um lado para o outro, fazendo com que a carreta balance em forma de “asa quebrada”, daí o nome da manobra.
Essa manobra é considerada ilegal e extremamente perigosa, pois o veículo pode perder o controle e causar um acidente grave, colocando em risco a vida do motorista e de outros usuários da estrada. Uma manobra também pode causar danos à carga transportada e ao próprio veículo, além de danificar a pista e prejudicar o fluxo de trânsito.
Por isso, é importante que os motoristas de caminhões e outros veículos de grande porte sigam as normas de trânsito e evitem manobras perigosas, garantindo a segurança de todos na estrada.
Fonte Juliano Haesbaert, POA24h.