Governo do Estado discute em Bento Gonçalves ações de combate à exploração de trabalhadores

Integrantes do governo do Estado participaram de uma reunião na tarde desta terça-feira (7/3), em Bento Gonçalves, para tratar do caso dos trabalhadores explorados no município. Foi o segundo encontro do grupo, que busca articular ações conjuntas. A primeira ocorreu na quinta-feira passada (2/3), no Palácio Piratini, conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

A reunião desta tarde, coordenada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e pela secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, proporcionou mais uma rodada de troca de informações e balanço de ações entre governos, entidades e iniciativa privada, além de reafirmar o compromisso de um trabalho coordenado.

Pela prefeitura, Siqueira destacou, entre outros aspectos, os esforços em relação à fiscalização, para evitar que novos episódios, como o da localização de trabalhadores em condição análoga à escravidão, se repitam no futuro. O foco das ações, depois do atendimento às vítimas, foi o monitoramento das estruturas usadas para alojamento. “Estamos fazendo um pacto da sociedade local para impedir que situações como esta se repitam”, disse.

O governo do Estado apresentou um diagnóstico das ações que estão em andamento e serão desenvolvidas em várias frentes, em especial no que diz respeito ao acompanhamento dos trabalhadores, esforços para capacitação de mão de obra e conscientização da sociedade, além do aperfeiçoamento dos canais de denúncia e da implementação de uma estratégia de educação antidiscriminatória.

Lisiane Lemos destacou que esse grupo de trabalho tem como objetivo dar uma resposta rápida. “O prefeito foi muito focal nas demandas e nas expectativas que existem quanto ao governo do Estado para estar mais próximo da região. Nós estamos comprometidos com este estorço coletivo”, afirmou.

Leia também:  Recuperados da Covid-19 no RS, oito pacientes voltam para casa em Rondônia

Participaram da reunião representantes das secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, de Desenvolvimento Rural, da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e de Comunicação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo