Russo bêbado tenta roubar corpo do ex-líder soviético Vladimir Lenin de mausoléu em Moscou
Um homem bêbado tentou, na última segunda-feira (6), roubar o corpo do ex-líder soviético Vladimir Lenin do mausoléu que fica na Praça Vermelha, em Moscou, capital da Rússia. O homem, que não teve a identidade revelada, conseguiu chegar até a porta do local onde o corpo do líder comunista está desde 1924, mas não conseguiu entrar.
O invasor foi parado por policiais armados. Após ser detido, foi levado para uma delegacia da região. Segundo a agência russa Tass, uma ambulância foi chamada ao local e médicos identificaram que o homem tinha um distúrbio psiquiátrico induzido pelo álcool.
O incidente ocorreu quando o mausoléu estava aberto para visitantes, isso ocorre às terças-feiras, quartas-feiras e sábados, das 10h às 13h. A Praça Vermelha também recebia visitas no momento da invasão.
Durante o depoimento, o homem não soube explicar os motivos de tentar invadir o túmulo.
Quem foi
Nascido em 1870, Vladimir Lenin foi um revolucionário russo conhecido como um dos líderes da Revolução Russa, e, por conta de seu papel nesse acontecimento, tornou-se chefe do primeiro governo da Rússia socialista.
Como governante, encabeçou as ações contra os contrarrevolucionários na guerra civil e implantou um governo centralizador e autoritário. Faleceu no começo de 1924, em consequência de complicações causadas por três derrames.