Concessão das rodovias: quanto custará uma viagem de carro de Veranópolis a Porto Alegre?

A partir desta quarta-feira (01/02), o valor da praça de pedágio de Portão passa a ser de R$ 11,90

A partir de 1º de fevereiro, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) assume o Bloco 3 de concessões de rodovias estaduais integrantes do Programa RS Parcerias. Os moradores da Serra Gaúcha e do Vale do Caí precisarão estar atentos às mudanças na dinâmica de circulação.

São 17 municípios integrados pelas seis rodovias contempladas pela concessão: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino e Triunfo. Nesse trecho, haverá seis praças de pedágio, em São Sebastião do Caí, Flores da Cunha (existente), Ipê, Capela de Santana, Farroupilha e Carlos Barbosa.

Para quem viaja de Veranópolis a Porto Alegre, o aumento será significativo. Isso porque além do reajuste na atual praça de pedágio de Portão, que passará de R$ 6,50 para R$ 11,90 a partir de 1º de fevereiro e que deixará de existir a partir do segundo ano de concessão, o trecho englobará duas praças – a de Carlos Barbosa (R$ 9,67) e a de São Sebastião do Caí (R$ 11,90). Ou seja, o gasto com pedágios passa de R$ 6,50 para R$21,57, sem considerar o custo com gasolina.

A partir do segundo ano de concessão, os seis pontos estarão ativos, cobrando a tarifa. Veículos que tiverem TAG terão desconto de 5%, e o desconto de usuário frequente pode chegar a 20%.

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Outro ponto a ser considerado também é de que no contexto geral do programa de concessão das rodovias, novas praças de pedágio devem ser instaladas nos municípios de Nova Araçá, Casca e Passo Fundo, que podem impactar na rotina de veranenses que viajem ao norte do estado. Este trecho faz parte do Bloco 2 da concessão, que ainda não foi leiloado para posterior início dos trabalhos.

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O aumento das tarifas também impacta no valor da passagem de ônibus de Veranópolis para a capital gaúcha, que hoje custa na média de R$70 a R$75 reais. O valor da gasolina também pode ficar mais caro, uma vez que o custo de frete da refinaria até o município também aumenta.

Para Rubens Hanauer, vendedor externo do setor de implementos agrícolas nos municípios de Feliz e Bom Princípio, a implementação de mais praças de pedágio impacta diretamente no seu trabalho e na sua rotina pessoal, uma vez que sua cidade está cercada por novos postos de cobrança por todos os lados.

“Para qualquer produto chegar na loja, o frete cobrado pelo fornecedor será impactado, e esse aumento será revertido no preço do que nós vendemos”, explica.

Para além do impacto no preço do produto, quem trabalha nas estradas diariamente, como no caso dele, o custo de serviço de vendedores externos aumentará consideravelmente. E vai além: Hanauer ainda conta que, quando pode, atualmente tem a possibilidade de ir jantar em municípios vizinhos. Ele também faz aulas semanais em Bento Gonçalves. Ambos os deslocamentos terão de ser repensados com o novo custo fixo dos pedágios.

As entidades regionais, como a Amesne, no caso da Serra Gaúcha, participaram ativamente dos debates para definições do programa de concessões, inclusive envolvendo prefeitos e representantes dos legislativos. As autoridades veranenses estiveram acompanhando o processo de definição ao longo de 2021 e 2022, tendo se mantido firmes na crítica aos altos valores das tarifas.

PRAÇAS DE PEDÁGIOS

A partir de 1º de fevereiro

  • Flores da Cunha (existente), ERS-122, km 103 – R$ 8,30
  • Portão* (existente), km 0 – R$ 11,90
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*A praça de Portão operará no primeiro ano da concessão com o valor da praça de São Sebastião do Caí, até ser desabilitada.

A partir do segundo ano de concessão

  • São Sebastião do Caí, ERS-122, km 4 – R$ 11,90
  • Ipê, ERS-122, km 152 – R$ 8,49
  • Capela de Santana, ERS-240, km 30 – R$ 8,86
  • Farroupilha, ERS-122, km 45 – R$ 10,48
  • Carlos Barbosa, ERS-446, km 6 – R$ 9,67

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