Governo do RS lança Portal de Indicadores Municipais

O portal contempla 53 indicadores socioeconômicos; confira os dados de Veranópolis

Uma página que concentra indicadores socioeconômicos dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, foi lançada nesta quinta-feira (5). O Portal de Indicadores Municipais foi criado pelo governo estadual para auxiliar o acesso da população em geral a informações em nível municipal no Estado.

Ao todo, o portal contempla 53 indicadores socioeconômicos, separados em seis áreas com os temas Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), Economia, Educação, Saneamento, Saúde e Segurança.

A elaboração do portal foi coordenada no governo pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE), com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela construção da página.

Os indicadores selecionados cobrem o período de 2010 a 2021, abrangem todos os municípios do Estado e serão atualizados anualmente pela equipe da Divisão de Dados e Indicadores do DEE.

Para 2023, a expectativa é de incorporação de novos dados a partir das informações do Censo 2022 que forem divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira alguns indicadores de Veranópolis:

PIB: R$ 1.633.450.462,00 – Ano de referência 2020, fonte DEE-SPGG-RS
PIB per capita: R$ 61.562,98
Extensão Territorial: 289,46 Km²
População: 25.800 – Estimativa IBGE 2021
Expectativa de Vida ao Nascer: 75 anos
Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese): 0,854 – 2019
Desenvolvimento da educação básica – ensino fundamental I: 6,9 no IDEB em 2021

Veja as informações completas aqui

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo