MetSul alerta para os altos índices de radiação no Litoral Gaúcho
O índice de raios ultravioleta (IUV) atinge níveis extremos na Argentina, Uruguai e no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, condição que deve permanecer no estado gaúcho amanhã e nos dias seguintes com muito sol, segundo a Metsul.
Dados do satélite meteorológico GOES-16 do final da manhã da tarde desta quarta (04), mostravam índices UV altíssimos no Rio Grande do Sul, incluindo a área de Porto Alegre e as praias, assim como nos países vizinhos.
Conforme dados do satélite, quase todo o Sul do Brasil estava com IUV acima de 11, o que é um valor elevado, mas em parte do Rio Grande do Sul o índice no começo da tarde desta sexta atingia valores acima de 14, o que é uma marca extremamente alta na escala de referência de incidência da radiação ultravioleta, ainda de acordo com a MetSul.
O Serviço Nacional de Meteorologia chegou a emitir um alerta de elevados índices UV pelo tempo aberto no país vizinho (Argentina).
Os mapas de projeção UV da Meteorologia argentina, com base no sistema europeu Copernicus, apontavam elevados índices UV para a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul.