Com o tema “Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida”, Instituto Moriguchi realiza seminário científico em Veranópolis

Diversos pesquisadores e profissionais da saúde em geral, prestigiam nesta sexta-feira (11), o XIII Seminário Científico do Instituto Moriguchi Centro de Eventos do Envelhecimento de Veranópolis. As nove palestras que fazem parte da programação, circundam o tema “Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida”.

O diretor-presidente, Dr. João Senger, afirma ser uma honra realizar esse evento, que é uma devolutiva ao povo de Veranópolis, por conta do auxílio prestado nas pesquisas e do investimento do dinheiro público na estrutura do instituto.

“É muito bacana ver os idosos chegando aqui, tendo orgulho de participar das pesquisas que serão divulgadas em todo o país. Nós já temos vários trabalhos publicados em revistas internacionais. E o XVIII Seminário é maneira de divulgar um pouco do que fizemos no instituto aos profissionais da saúde”, explica.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também estão presentes no evento, que iniciou com falas de Senger e do Dr. Emílio Moriguchi, que iniciou seu trabalho em Veranópolis há 28 anos.

Já se passaram quase três décadas de trabalho e o objetivo dos pesquisadores, continua seguindo novos planos. Inclusive, na tarde de hoje, será realizada uma reunião inicial de um projeto pioneiro no Brasil, sobre biomarcadores para a doença de Alzheimer.

“Teve a visita do Ministro da Saúde a Veranópolis, pedimos a ele o auxílio, estamos pleiteando e a equipe começa a trabalhar nisso em janeiro. É um projeto que terá duração de cerca de cinco anos, mas com os primeiros resultados antes desse prazo”, acrescenta.

Atualmente, está em andamento a pesquisa sobre a doença de Alzheimer, que também terá duração de cerca de cinco anos. De acordo com Senger, se trata de uma pesquisa também inédita no Brasil, onde está sendo avaliada quase toda a população de idosos de Veranópolis.

Leia também:  Bombeiros salvam criança com dois meses de idade de engasgamento em Veranópolis

Assista a entrevista:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo