Surto de meningite em SP mostra que virus voltou a circular

A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves e ela pode até matar. Um surto de meningite está assustando a maior cidade do país. De janeiro a setembro, São Paulo teve 56 casos confirmados e 9 mortes. Já são três surtos este ano. Neste último, 5 casos foram confirmados e uma mulher de 42 anos morreu. Além de SP, quatro estados têm aumento de casos: Bahia, Espírito Santo, Rio e Minas Gerais.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, é grave e tem transmissão respiratória. Por isso, as medidas preventivas contra a Covid derrubaram os casos durante a pandemia. Mas agora a doença volta a circular e é importante saber como se proteger.

O que causa a doença?

A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, as meningites virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

O ministério ressalta ainda que a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.

O que é a meningite meningocócica ?

A meningite pode ser causada por várias bactérias, mas as principais são: meningococo e pneumococo.

A meningite meningocócica em específico é causada pelos meningococos Neisseria meningitidis e pode afetar pessoas de qualquer idade.

Como ocorre a transmissão da meningite meningocócica?

A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou secreções eliminadas pelo trato respiratório (nariz e boca).

Leia também:  Anvisa alerta sobre uso seguro de fórmulas infantis

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, para que essa transmissão ocorra, há necessidade de contato direto, íntimo e frequente com a pessoa doente (troca de secreção).

Quais são os sintomas da meningite meningocócica?

Os principais sintomas de meningites bacterianas costumam aparecer em pouco tempo. São eles, ainda de acordo com o Ministério da Saúde:

  • Febre alta;
  • Mal-estar;
  • Vômitos;
  • Dor forte de cabeça e no pescoço;
  • Dificuldade para encostar o queixo no peito;
  • Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).

Além disso, nos bebês, os seguintes sintomas são mais comuns:

Nos bebês pode-se também observar:

  • Moleira tensa ou elevada;
  • Gemido quando tocado;
  • Inquietação com choro agudo;
  • Rgidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.

Informações Agora no Vale.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo