Alunos da EJA SESI de Nova Prata estão na grande final de torneio de robótica

Duas equipes compostas por estudantes do Polo EJA SESI de Nova Prata/RS foram classificadas para a grande final do Torneio de Robótica promovida pelo SESI- RS e que envolve estudantes de todo o estado do Rio Grande do Sul. A competição teve seu início ainda no primeiro semestre letivo de 2022 e envolveu os estudantes na disciplina de Seminário de Formação para Mundo do Trabalho. A temática do torneio foi a comemoração dos 500 anos da primeira viagem de Circum navegação feita pelo navegador português Fernão de Magalhães que partiu de Sevilha na Espanha em 20 de setembro de 1519.

Partindo da temática, os estudantes da EJA de Nova Prata, passaram por três grandes desafios para poder chegar à final. O primeiro desafio foi o de construir um protótipo de embarcação (barco) inspirado nas embarcações da esquadra de Magalhães, mas com condições de flutuar e que pudesse ser evoluído para se tornar um barco robótico controlado remotamente. O segundo desafio foi tornar o protótipo navegável usando apenas a força do vento, contando com um sistema de movimentação controlada roboticamente via comunicação sem fio que permita que o conjunto mastro-vela da embarcação possa movimentar-se de acordo com o vento para, assim, poder deslocar-se na água. No terceiro desafio, os estudantes tiveram que montar um vídeo de até 10 minutos contando a trajetória de criação e evolução do projeto, incluindo as referências, problemas, soluções e técnicas desenvolvidas ao longo do processo.
As equipes que superaram os três desafios com êxito foram classificadas para a grande final que irá ocorrer no dia 06 de outubro de 2022 no Centro de Eventos da FIERGS em Porto Alegre, integrando as programações do evento estadual SESI com@Ciência. A competição final será uma regata com todos os finalistas – um integrante da equipe terá que navegar com o protótipo desenvolvido em uma prova que envolverá, no menor tempo possível, circundar objetos posicionados em um tanque de água com vento artificial (ventilador).

Leia também:  Campinho vence o Campeonato Municipal de Bochas de Vila Flores 2019

Ao todo, 62 equipes dos polos EJA SESI de todo o estado do Rio Grande do Sul se inscreveram para participar do Torneio de Robótica da EJA SESI/RS. Dessas, apenas 8 equipes conseguiram chegar até a final. Duas delas são do Polo EJA de Nova Prata: a equipe “Desbravadores Pratenses” composta pelos alunos Lucas de

Souza Nadin Costenaro, Debora Cristina Luvisa Paixão, Lais Nadal Costenaro, Christian Ezau Ribeiro Vieira e Claudence de Fátima de Agostinho; e a equipe “Expedição Santelmo”, dos alunos Cristian Zucconelli, Eduarda da Rocha Drum e Fabrício Mello Trewiczenski. Ambas as equipes tiveram a orientação ténica e pedagógica feita pelo professor William José Vuelma. Contaram também com o apoio de toda a equipe do polo EJA de Nova Prata, através dos professores Solange Turcatto, Felipe Luiz Breitenbach, Lenice Vivan Guedes, do orientador pedagógico Cassiano Miglia Vacca, da analista de educação Thais Emilia Reder e do gerente de operações do SESI Região 11 Jairo Gonçalves Talarico. O estagiário Henrique Marin Sotilli, a secretária de escola Márcia Klein e Renan de Conto também colaboraram.

Além da premiação na categoria “Navegação” (a ser disputada na regata), as esquipes também concorrem aos prêmios nas categorias de “Design de Protótipo”, “Apresentação”, “Cultura” e “Revelação”. Os estudantes embarcam nessa quinta, dia 06/10 para Porto Alegre para participarem da final da competição que é pioneira na América Latina. Levam consigo a satisfação e o orgulho de representar Nova Prata nessa competição estadual e a motivação de demonstrar para todos os conhecimentos produzidos na interação entre colegas e professores do Polo EJA SESI de Nova Prata/RS.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo