Alunos da AVAEC de Veranópolis participam da Olimpíada Brasileira de Agropecuária em SP
Duas equipes de alunos do curso Técnico em Agropecuária da AVAEC Unidades Educacionais de Veranópolis, juntamente com o professor orientador Bernardo Tedesco, participaram da fase final da 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) na cidade de Jundiaí, São Paulo, entre os dias 7 e 10 de setembro.
A OBAP é uma competição científica com envolvimento de alunos de cursos Técnicos em Agropecuária ou voltados ao eixo tecnológico dos recursos naturais. Ela é organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), e tem como objetivo, estimular os jovens a participar de eventos de iniciação científica e a produção de tecnologias, colocando-os em situações desafiadoras, buscando a cooperação e a interação entre eles.
A cada ano, a final da OBAP é realizada de forma presencial em uma sede diferente. Nesta 11ª etapa, foi realizada na ETEC Benedito Storani, em São Paulo. O professor explica que para chegar à final, os alunos participaram de uma seletiva nacional, que ocorreu de forma online, onde mais de três mil alunos de todos os estados, realizaram uma prova com questões objetivas. As 45 equipes mais bem colocadas, e que, atingiram um mínimo de 70% de acertos na prova online, foram classificadas para a fase final.
A AVAEC participou da etapa presencial com duas equipes, formadas pelos alunos Ana Paula Guzzo, Eduarda Rigo Bertoldi, Gabriela Brandalise, Guilherme Stefano Emerik, Kauã Ghenes Mendes e Maiara Fogali Piroca, sob a orientação do professor Bernardo. Nesta etapa, os alunos realizaram uma prova teórica com questões objetivas e dissertativas, além da realização de três provas práticas.
Na primeira prova foi realizada uma simulação de Inseminação Artificial, em um manequim bovino, atendendo uma série de procedimentos padrões para a tal prática; a segunda, a regulagem de uma semeadora-adubadora, para que a disposição das sementes e do adubo seja uniforme na implantação de uma lavoura; e a terceira, realizar um levantamento topográfico planialtimétrico com a utilização de um teodolito.
A competição envolveu Institutos e Universidades Federais de vários estados brasileiros, sendo a AVAEC a única escola privada a participar. Ao fim da OBAP, as equipes da AVAEC obtiveram o 16° e 22° lugares, dentre as 45 equipes que disputavam a modalidade técnica integrada, ou seja, alunos que cursam o ensino médio e técnico concomitantemente.
O professor destaca que “a participação na OBAP trouxe uma grande experiência para os alunos, que foram desafiados a buscar soluções para práticas muito comuns, mas de grande importância nas propriedades rurais”.