Jovem veranense em tratamento contra tumor necessita de doações de sangue
O jovem veranense Nathan Ravadeli, 17 anos, enfrenta há um ano e dois meses uma dura batalha contra tumor no Sistema Nervoso Central (SNC) e medula. Trata-se de um tumor rescindido, ou seja, ele voltou a se manifestar, inclusive de uma forma mais grave, após o primeiro tratamento.
Atualmente, ele está internado na Oncopediatria do Hospital Geral em Caxias do Sul. Segundo a mãe, Cila Ravadeli, Nathan está recebendo plaquetas todos dias, de 12 em 12 horas, pois está com neutropenia, e plaquetopenia. A primeira se refere a um nível muito baixo dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco, que ajuda no combate das infecções destruindo bactérias e fungos e a segunda, indica um nível excepcionalmente baixo de plaquetas no sangue.
A família também aguarda um urologista, pois Nathan precisará realizar procedimento cirúrgico na bexiga. Devido a situação que enfrenta, com mais de uma transfusão de plaquetas por dia, o jovem precisa da solidariedade de todos com as doações de sangue.
Como fazer a doação?
Todos os tipos de sangue são aceitos e as doações precisam ser realizadas no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), que fica na rua Ernesto Alves, 2260, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h30min às 17h e nos sábados das 8h30min às 12h.
Os telefones para contato são (54) 3290-4536 e 3290-4543 e os agendamentos devem ser feitos pelo (54) 98418-8487. É preciso informar que a doação é para Nathan Ravadeli. Conforme o Hemocs, para doar precisa ter mais de 50 quilos, ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Além disso, existem alguns critérios que impedem a doação por um tempo ou definitivamente. Os impedimentos temporários são: febre, gripe, gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, tatuagem e piercing. E os impedimentos definitivos: Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e malária.