Maquete da Emater/RS-Ascar convida a conhecer o mundo da agricultura familiar na Expointer

Quem passar pelo Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer 2022, em Esteio, é convidado a conhecer o mundo da agricultura familiar de uma forma lúdica e atrativa. No espaço multiuso da Emater/RS-Ascar, uma maquete com 54 m² encanta ao público pelos detalhes que apresentam um olhar sistêmico sobre a evolução da agricultura no Estado do RS e a busca pela promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Estão representados desde aspectos do saneamento básico até a diferenciação nos sistemas de produção, inicialmente mais voltados à subsistência, e o surgimento de comunidades no meio rural gaúcho.

O registro da evolução prossegue com a chegada das primeiras lavouras comerciais, melhoria da fertilidade do solo com iniciativas a exemplo da Operação Tatu, que iniciou no Noroeste do Estado e propagou-se pelas demais regiões, mecanização, diversificação de culturas e de sistemas de produção, escoamento dos produtos desde a chegada da estrada de ferro até a existência de melhores infraestruturas para deslocamento de caminhões. A melhoria da qualidade de vida está representada também em melhorias na habitação, no saneamento básico, na chegada da energia elétrica, nas fontes de energias renováveis e no acesso à internet.

Tecnologias que facilitam o manejo e melhoram a rentabilidade, a exemplo da irrigação e da secagem e armazenagem de grãos na propriedade, também estão representadas, assim como diferentes áreas de atuação da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em suas quase sete décadas de atuação no Estado, por meio da Emater/RS-Ascar. Turismo rural, associativismo, cooperativismo, instituições parceiras e atuantes no meio rural, consolidação das agroindústrias, sistema agroflorestal, apicultura, bovinocultura, piscicultura, olericultura, fruticultura, reflorestamento e o acesso à informação são outros aspectos abordados na maquete e que promovem a discussão em relação à sua evolução.

Leia também:  Correios passam a exigir CPF ou CNPJ de remetentes de encomendas nacionais

Para bem representar as questões ambientais, contou-se com a parceria da Creluz, que doou 800 mudas nativas, a serem distribuídas após o evento.

A maquete e os demais atrativos preparados pela Emater/RS-Ascar para a Expointer podem ser visitados até o próximo domingo (04/09), das 8h30 às 18h, na quadra 9, ao lado da Pavilhão da Agricultura Familiar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo