Casos de raiva em bovinos aumentam em Veranópolis e Nova Roma do Sul
Há cerca de um mês começaram a ser identificados casos de raiva em bovinos em Nova Roma do Sul, próximo ao Rio da Prata. Agora, o número de animais mortos no município pela doença chegou a 39, segundo levantamento da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Veranópolis, realizado nessa terça-feira (23).
Em Veranópolis, já são contabilizados sete bovinos mortos com sintomas de raiva na comunidade de Nossa Senhora da Pompéia, o primeiro caso do município foi confirmado na semana passada. Um equino também veio a óbito e o caso foi tratado como suspeito, porém, o laboratório ainda não disponibilizou o resultado do exame.
A principal orientação aos proprietários de bovinos e equinos é realizar a vacinação em seus animais como forma de prevenção, já que não há tratamento para a raiva. O veterinário Ivan Wetzel salienta que animais de todas as localidades da cidade, como também da microrregião (Vila Flores, Protásio Alves, Nova Prata, Fagundes Varela e Cotiporã) devem ser vacinados.
Trata-se da raiva herbívora, transmitida pelo morcego hematófago, que mora em refúgios não habitados por presença humana, como cavernas, casas não habitadas e túneis de trem. Segundo Wetzel, em Veranópolis esses animais devem estar próximos à Nossa Senhora da Pompéia, porém estão sendo feitas vistorias e nada foi encontrado.
Leia também | Caso de raiva em bovino é confirmado em Veranópolis