Onda de frio que já atua no Estado será a última de agosto, mas não do inverno
O Rio Grande do Sul já sente os efeitos de mais uma potente onda de ar polar. Conforme previamente alertado pela meteorologia, em especial pela MetSul, este ar gelado e polar chegou com força ainda na tarde de ontem (18) na região de Passo Fundo e se intensificou na última madrugada, trazendo marcas negativas na região, alavancadas pelo vento. Como resultado, o tempo chuvoso dá lugar ao céu aberto nos próximos dias. Fazendo uma análise sobre a passagem deste ar polar, o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa, Aldemir Pazinato, explicou que o pico do frio é nesta sexta-feira (19), onde as máximas não devem passar dos 10ºC.
Questionado sobre o fim do frio, Pazinato explicou que esta será a última onda de ar polar de agosto a atingir a região. Na próxima semana as máximas já devem ultrapassar os 20°C. Referente às chuvas, revelou que até o dia 18 de agosto foram registrados 105 milímetros em Passo Fundo, sendo que a média deste mês na cidade são de 130 milímetros. Pazinato falou ainda sobre o mês de setembro.
Conforme ele, os prognósticos apontam que a região terá pelo menos mais duas massas de ar polar chegando em setembro. Não há , por hora, um dia determinado, pois ainda estão distantes, no entanto, o frio hoje sentido na cidade não será o último deste inverno, que oficialmente dura até 22 de setembro.
Informações Metsul e Rádio Uirapuru.