Festa do Colono e do Motorista de Protásio Alves
O domingo de sol e temperatura amena foi uma das bênçãos do dia 31 de julho em Protásio Alves, quando foi realizada a 53ª edição da Festa do Colono e do Motorista.
Segundo os organizadores foram 25 expositores; 34 tratores, centenas de caminhões e veículos na procissão da bênção; 850 almoços servidos e mais de 250 pessoas envolvidas no trabalho. Estima-se que mais de 1.500 pessoas participaram do evento.
A programação iniciou pela manhã com missa em talian na Igreja Matriz, seguida da benção dos veículos pelo padre Luciano Cansan que participou ativamente de toda a programação.
À tarde, aconteceu o sorteio dos 10 prêmios da rifa, dos 23 prêmios dos produtores que se cadastraram junto ao estande da Secretaria Municipal da Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos 12 prêmios aos condutores de tratores e caminhões que participaram da procissão e bênção.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rafael Stella; o prefeito Itamar Girardi; o representante dos festeiros, Robsom Machado; o presidente da Câmara dos Vereadores, Matheus Gardel Porta; e o gerente regional da Sicredi, Tadeu Caccagno; avaliaram o evento e enalteceram a integração entre a paróquia, os festeiros, as entidades, o Poder Público e a população.
– Após este evento de sucesso, é essencial parabenizar e agradecer aos organizadores, às equipes de trabalho, aos expositores e ao público – ressalta o prefeito Itamar.
Foram festeiros: Adriano Sozo e Fabiana de Souza; lnácio Zanin e Clara Stella Zanin; Jair Cassol e Isabel Baccarin Cassol; João Carlos Donadello e Leoni Balzan Donadello; Maurício Luiz Fracasso e Malena Rampon; e Robson Machado e Silvana Bolzan.
Gincana Cultural sobre o linho
A 3ª Gincana Cultural com tema: “Museu Vivo do Linho – Unindo o presente e o passado” reuniu centenas de pessoas para conhecer a história do cultivo do linho até a produção de peças.
As comunidades do interior mobilizaram-se e participaram das provas da gincana: maior número de participantes; apresentação musical e de piadas; as comidas típicas do ‘merendin’ que foram distribuídas ao público; moeda mais antiga e peças confeccionadas com linho.
Nos intervalos das apresentações, o público conferiu as músicas do coral Ecco dei Monti e a produção do linho ao vivo. Também foram homenageadas as famílias e os parceiros que colaboraram com o resgate histórico e a gincana.
Após a análise dos jurados, foram anunciadas as equipes campeãs:
Em primeiro lugar, a “vestindo o passado”, da Linha Oitava Prata;
Em segundo lugar, “vanti i indrio”, da comunidade São João.
Em terceiro lugar, “talianni, buona gente”, da comunidade Campo Alto;
Todas receberam premiação em dinheiro e troféu.
A 53ª Festa do Colono e do Motorista contou com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Brigada Militar, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Município e Câmara de Vereadores de Protásio Alves.
Fotos: Sonia Reginato