Deputado quer regulamentação da guarda compartilhada de animais após divórcios

O deputado federal Chiquinho Brazão (AVANTE/RJ) apresentou, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que prevê a guarda compartilhada de animais de estimação, alterando o texto do Código Civil e do Código de Processo Civil.

O parlamentar acrescenta ao art. 1.590-A ao Código Civil a inclusão dos animais de estimação nas normas estabelecidas para guarda de filhos, inclusive a obrigação de auxiliar em sua manutenção.

No texto do Código de Processo Civil, o deputado acrescenta o termo “animais de estimação” para efeito das normas quanto aos processos contenciosos de divórcio, separação, reconhecimento, extinção de união estável e do acordo relativo à guarda e valor da contribuição para filhos incapazes e ao regime de visitas.

Chiquinho Brazão explica que as relações com os animais de estimação mudaram ao longo dos anos e se tornaram objeto de discussão sobre o direito de guarda quando se trata de separação e divórcio. Quando ocorre divórcio ou separação sem acordo entre as partes, cabe ao juiz decidir.

O projeto de lei tramita na Coordenação de Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados.

Leia também:  Jovem de 21 anos morto no Litoral Norte será sepultado em Garibaldi

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo