O que esperar da massa de ar frio que começa a ingressar no RS neste domingo
Uma nova massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul neste domingo com queda de temperatura no decorrer do dia na maioria das regiões. A aproximação do ar frio reforçará a instabilidade na noite deste sábado e no domingo do Centro para o Norte gaúcho com chuva e trovoadas. A chuva será localmente forte e volumosa na Metade Norte do Estado com 50 mm a 100 mm de acumulação em alguns municípios. Temporais muito isolados de vento e granizo não são descartados.
A massa de ar frio que chega neste domingo em grande parte do Rio Grande do Sul trará muito frio na primeira metade da semana, mas nada fora do normal para esta época do ano. O frio mais intenso, além disso, deve se concentrar no estado gaúcho e mesmo assim a temperatura não cairá com força em todas as regiões gaúchas. O Oeste, o Centro, o Sul e a Campanha devem ser as regiões que terão o maior impacto desta nova incursão de ar frio no Sul do Brasil. Cidades da fronteira com o Uruguai e da Campanha vão registrar as menores mínimas neste episódio de ar frio e não os Campos de Cima da Serra, onde pela maior altitude, costumam ocorrer as menores mínimas. Isso porque o ar estará mais seco e o tempo mais aberto no Oeste e no Sul gaúcho.
As madrugadas frias vão trazer formação de geada no Rio Grande do Sul nesta semana agora. A geada deve afetar mais o território gaúcho, uma vez que em Santa Catarina e no Paraná devem permanecer muitas nuvens e com chuva em diversas áreas. O mapa abaixo mostra a projeção de geada do modelo canadense para segunda, terça, quarta e quinta. Observa-se a tendência de a geada não ser generalizada no Sul do Brasil e afetar mais o Rio Grande do Sul. O dia com geada em maior número de localidades será a terça-feira, quando se espera tempo mais aberto e perfil mais seco da atmosfera no território gaúcho, antes da volta da nebulosidade em muitos municípios na quarta-feira. Na segunda e na quarta, que não vão ter geada ampla no estado, o Sul e parte do Oeste são as áreas com maior chance de gear.
Informações MetSul Meteorologia