Prepare o Bolso: Postos de combustíveis se preparam para mais um aumento na gasolina

O preço da gasolina segue nas alturas nos postos do país – e, no que depender do repasse da defasagem da paridade internacional, pode subir ainda mais. A Petrobras está há 73 dias sem reajustar o preço do combustível nas refinarias. Trata-se do maior intervalo sem reajustes em ao menos mais de 2 anos e meio.

Mesmo sem o reajuste da gasolina neste período, a elevação progressiva dos combustíveis causou a demissão de mais um presidente da Petrobrás. Isso pode ser um indício de quem em breve os preços podem sofrer um novo reajuste e o governo esteja utilizando a demissão como cortina de fumaça.

A Rádio Uirapuru conversou nesta semana com empresários do setor de combustíveis na cidade. Eles destacam que desde a semana passada estão preparados e aguardando um novo aumento no preço da gasolina. Conforme os empresários a estatal vem falando há semanas em defasagem no preço, em relação ao mercado internacional. Quando isso acontece, é questão de tempo para que os preços sejam reajustados nas refinarias e cheguem ao consumidor.

O Governo Federal quer reduzir a alíquota do ICMS e fixar um único valor em todo o país para os combustíveis, energias e telecomunicações. A ideia do governo é manter em 17% o imposto em todos os Estados. Para o Governo Federal a medida reduziria os preços dos combustíveis. Já os empresários não vê dessa forma. Conforme eles, o grande culpado pelo preço elevado é o mercado econômico. Temos um produto comercializado no mercado nacional, mas cotado em dólar. O Dólar está quase R$ 5,00 reais e o barril de petróleo 113 dólares, o que torna o produto muito caro. Desse modo, qualquer imposto que incidir sobre um produto caro, vai ser elevado também.

Leia também:  MPRS deflagra nova operação de combate à adulteração de combustíveis em municípios do RS

Gasolina

Mesmo assim, de acordo com os empresários do setor, o consumidor segue abastecendo e os postos comercializando o produto. No entanto, a forma de abastecer mudou. Eles relatam que é raro um consumidor encher o tanque, mas a frota de veículos aumentou e tem mais motoristas abastecendo, movimentando o comércio dos combustíveis.

Informações Rádio Uirapuru.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo